Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

domingo, 28 de julho de 2013

O Curso Plano de Governo e Ações para Governar da Fundação Perseu Abramo chega a 100 cidades presentes


O curso “Plano de Governo e Ações para Governar”, oferecido aos gestores, técnicos e servidores públicos municipais, já conseguiu juntar gestores, profissionais e militantes de 100 cidades governadas pelo Partido dos Trabalhadores, onde o partido é vice ou faz parte da gestão.
            O curso faz parte do Programa de Capacitação Continuada em Gestão e Políticas Públicas, através do Ciclo de Capacitação Básica, que consiste em cursos rápidos como o que está sendo trabalhado. Além do Ciclo de Capacitação, o Programa prevê ainda a criação de um Laboratório para pesquisas e desenvolvimento de ferramentas de gestão e um Curso de Especialização para os filiados.
            Até o momento foram realizados 12 cursos com 447 participantes que terminaram o curso, além de mais de 40 pessoas que passaram pelo curso. Os cursos foram organizados pela Fundação, pelas Executivas Estaduais, Macros e Regionais nas seguintes cidades polos: Cuiabá/MT, Manaus/AM; Teixeira de Freitas, Ibicaraí e Anagé na Bahia; Charqueada, Ribeirão Preto, Limeira, Ubatuba e Itararé em São Paulo e Ronda Alta e Santo Cristo no Rio Grande do Sul.
            Nas mais de 400 avaliações por escrito, os participantes, entre eles prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, além de gestores de diversas áreas de governo, avaliam o curso como bom e ótimo, elogiam o conteúdo e entendem que o mesmo ajuda o gestor a enxergar o universo da gestão, os desafios da integração de governo, da participação popular e do ato de governar, além de opinarem sobre novos cursos. Além disso, o curso oferece também um chek-list de diversas leis, programas e planos de ação a serem implantados nas prefeituras, assim como faz uma discussão da necessidade da ampliação da gestão financeira participativa, a se iniciar pelo PPA.
            O curso é ministrado pelo pesquisador em Gestão Pública e Social, Antonio Lopes Cordeiro, que entre outras ferramentas de gestão desenvolveu o Grupo Gestor de Integração e Planejamento na Prefeitura de Artur Nogueira/SP, no governo do Prefeito Marcelo Capelini, considerado pelo prefeito e por vários gestores que participaram do projeto, uma nova forma de governar e que é apresentado na íntegra durante o curso.
            Segundo Cordeiro, o objetivo macro é que os gestores disponham de formação política, que já é realizada pela Escola Nacional de Formação há tempo e agora com formação técnica em gestão, através do Programa de Capacitação Continuada, onde ambas as áreas completam o significado do Modo Petista de Governar, legislar e se relacionar com a sociedade.

Com essas ações, a Fundação Perseu Abramo considera estar cumprindo seu papel de desenvolvedora de espaços de reflexão, além da criação de um universo de estudos, onde os gestores poderão trocar experiências e propor novas ações.

Toni Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário sobre o Post