Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

domingo, 25 de agosto de 2013

A promoção do encontro e do debate superando às vezes o próprio conteúdo


Participantes do Curso em Santo Cristo/RS


(*)  Antonio Lopes Cordeiro (Toni)


A Fundação Perseu Abramo, criada pelo Partido dos Trabalhadores, com mais de 16 anos de vida, conta hoje com pessoas experientes em diversas áreas, com a tarefa de guardar o patrimônio histórico do partido, desenvolver pesquisas e conteúdos e principalmente cuidar da formação técnica e política, dos militantes, dirigentes e gestores das diversas instâncias onde o partido estiver presente.

Além da Escola Nacional de Formação, importante órgão criado há pelo menos quatro anos, que faz a formação política, conta também com dois novos setores: Programa de Capacitação Continuada e o Curso de Especialização, ambos em Gestão e Políticas Públicas. Uma quarta ferramenta está em estudo. Trata-se de um Laboratório de Gestão e Políticas Pública, que poderá ter como objetivos principais: o desenvolvimento de diagnósticos locais, criação de ferramentas de gestão que possibilite uma melhor qualidade dos serviços prestados à população e pesquisas em diversas áreas do conhecimento.

No âmbito do Programa de Qualificação Continuada, estamos trabalhando na capacitação de gestores, técnicos e servidores, voltada à Gestão Pública, nos diversos municípios do Brasil, onde o Partido dos Trabalhadores governa, é vice ou faz parte dos governos. Até o momento fizemos 13 cursos em 5 Estados nas cidades-sedes, levamos 105 municípios e 480 participantes, com mais de 500 presenças. Entre os participantes do curso, vários prefeitos, vices, vereadores e deputados estaduais, além de diversos gestores de quase todas as áreas de governo.

Nesse processo tivemos a oportunidade de receber algumas contribuições e críticas quanto ao conteúdo do Curso, todas muito bem recebidas e centenas de palavas de apoio e elogios ao curso, que foi milimetricamente desenvolvido a partir de várias experiências exitosas de governos, como por exemplo em Osasco no governo do Prefeito Emídio de Souza, com destaque à Sala de Gestão e Planejamento, em Araraquara no governo do Prefeito Edinho, com destaque para o Conselho Político de Governo e em Artur Nogueira no governo do Prefeito Marcelo Capelini, onde criamos o Grupo Gestor de Integração e Planejamento, vários cursos de capacitação, através da Escola de Governo e criamos conteúdo capaz de gerar um Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública e Social, vários Curso de Extensão e um Laboratório numa universidade confessional da região.

Porém, se tudo isso não bastasse, a parte mais prazerosa do trabalho, além das mais de 400 avaliações positivas, avaliando o curso como bom e ótimo, vem das observações feitas por vários participantes e entre esses alguns prefeitos e vereadores, de que independente do conteúdo, que avaliam como preciso quanto à situar o papel da gestão e dos gestores, o curso promove o encontro dos diversos setores de governo, militantes e legisladores, promovendo um intenso debate a partir de vários questionamentos e praticamente possibilitando uma revisão na atuação da vida partidária e na atuação das instâncias onde o partido está presente. Como o gestor de um governo petista tem que governar de forma diferente, do que a sociedade está acostumada a ver, é justamente essa diferença que o curso busca situar e os gestores vem buscar, no sentido de construir uma nova forma de governar. 

Assim, a discussão do que denominamos "O Modo Petista de Governar", passa pela esfera tecno-política e chega de forma descompromissada no universo dos sonhos de que sociedade temos e que sociedade queremos. Um encontro humanista, de pessoas, muitas delas carentes por um espaço de discussão, onde os atores têm a oportunidade de compartilhar experiências, valores e sonhos, saindo com motivação suficiente para levar cada vez mais alto a determinação de fortalecer o partido e de construir uma nova sociedade.

O Curso oferece a oportunidade de aprender e reaprender e saímos no final com a sensação, de que a partir daquele encontro, jamais seremos os mesmos.


(*) Pesquisador em Gestão Pública e Social e do Laboratório de Gestão e Políticas Públicas da Fundação Perseu Abramo do Partido dos Trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário sobre o Post