Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A diferença de uma gestão participativa daquelas que o gestor principal quer ser maior que seu povo

Figura: barradaestiva.ba.gov.br

Hoje estive na Prefeitura de São Bernardo do Campo e tive acesso a uma revista muito bem elaborada a respeito da prestação de contas do PPA – Plano Plurianual Participativo para 2014 a 2017.  O processo e o resultado traduzem exatamente o que sempre imaginei.

Apenas como informe para quem ainda não tem muita habilidade com esse instrumento, vale dizer que o PPA está previsto no Artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829 de 29 de outubro de 1998. Trata-se de um instrumento de planejamento, onde consultas, estudos e prospecções, compõem o cenário para estabelecimento das diretrizes para um período de quatro anos de governo.

Começar pelo PPA facilita o processo de entendimento da população, como também de remanejamento de recursos, caso necessite. Alem disso é necessário que os gestores entendam do que se trata.

O diferencial nessa história é o método. Fazer com a população. Criar junto e seguir a risca o lema do PPA Participativo de São Bernardo do Campo: “Juntos fizemos muito. Juntos faremos ainda mais”.

No meu caso, o mais importante foi pegar nas mãos uma obra completa. Algo com vida, pois representa a materialização de milhares de pessoas que participaram das principais decisões e propostas ali contidas.

Aliás, só consegue entender o que estou falando, quem participou ou participa de algum setor da sociedade em busca de seus direitos, não esquecendo que só se luta por direito quem de alguma forma seus direitos foram suprimidos.


A participação é algo tão necessário, que não consigo respeitar um governo que se esconde atrás de velhos vícios para negar o que é de direito da população.


Antonio Lopes Cordeiro
Pesquisador em Gestão Pública e Social
Laboratório de Gestão e Políticas Públicas - Fundação Perseu Abramo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário sobre o Post