Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

sábado, 12 de outubro de 2013

A felicidade pode estar a um passo dos nossos pensamentos


Em pleno dia das crianças resolvi escrever sobre a Felicidade. Uma palavra tão complexa para alguns que vivem em constante desarmonia e tão simples para quem enxerga a vida como um grande presente da divindade eterna.

Lembro-me dos tempos difíceis que vivi quando criança, da minha revolta em alguns momentos e da minha santa mãe vivendo determinadas situações embaraçosas, sem ao menos reclamar da vida. O resultado de tudo isso foi a minha dedicação a uma causa nobre e social, como militante na luta pela melhoria das condições de vida da população mais necessitada.

Felicidade para alguns é ter, quanto mais melhor, não importa como, mesmo que para isso tenha que esquecer que a vida é apenas uma situação temporária. A busca incessante por bens materiais e muitas coisas fúteis, afasta determinados seres humanos do centro da vida que seria descobrir que viemos ao mundo para uma missão e assim, a solidariedade pelo outro ser seria algo natural. Independente das ações e reações que se é obrigado a adotar, em algumas situações pela defesa da própria dignidade, vale a pena viver e descobrir a felicidade em pequenos atos, em pequenos gestos, quem sabe em apenas um sorriso.

Pelo menos para mim, a prosperidade não é acumular dinheiro e bens e riqueza não é só a material, ser próspero é não ter medo de olhar nos olhos de alguém quando fala e saber que de alguma forma está servindo de exemplo positivo na vida de outro ser. Por outro lado, quem só se preocupa em ter, ou nada tem ou o que tem é insuficiente perto de sua ganância. Isso não tem nada a ver com a busca por melhores resultados, a partir do esforço pessoal e reconhecimento. Isso é a continuidade da vida e a resposta da natureza pelo que praticamos.

Acredito que nos dias de hoje, aqui no nosso país, apesar de muitas situações indesejáveis, há uma clima de felicidade no ar, pois cada ser humano que consegue sair de uma situação desfavorável para uma melhor, cada família que consegue melhorar sua qualidade de vida, se sente feliz e mais forte para conquistar a próxima etapa.

Quero assim, com esse pequeno texto, saudar a todas as pessoas que cresceram, não em tamanho nem de idade, mas de sentimento fraterno, de companheirismo e principalmente de noção de solidariedade.

Felizes daqueles que além de suas tarefas cotidianas, oferece parte da sua vida por uma causa, mesmo com a sua partida, sempre serão lembrados como alguém que fez quando podia, mesmo para aqueles que jamais saberão o porquê.

(...) todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje (...). Temos de saber o que fomos, para saber o que seremos” (Paulo Freire)

Brindo a todos com a música cantada por Tom, Vinicius e Toquinho: “A Felicidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário sobre o Post