Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

sábado, 5 de outubro de 2013

As artimanhas da direita em nome da democracia e o sonho de uma sociedade justa, fraterna e igual para todos e todas

Figura: waltercharges.blogspot.com

A aliança entre Eduardo Campos e Marina Silva, que envolverão também outros partidos de direita e até de extrema direita, nas próximas eleições, expõe o ódio ao PT e aos setores progressistas da sociedade. Em nome do fim da era PT, como também afirmou Serra, todos estarão juntos tentando esconder que serão aliados daquele modelo de país que defendia a ALCA, que vendeu todo patrimônio nacional e buscava constantemente junto ao FMI.

O que querem Marina, que se considera a pureza em termos políticos e a única defensora das questões ambientais e Eduardo Campos, que simplesmente traiu suas origens e levou o PSB, antigo aliado do PT e do governo federal, aos porões da disputa “baixa”, onde só o poder interessa? Tenho claro uma coisa: lutar por um país soberano, livre do FMI e das amarras americanas não é, pois se fosse apoiariam o governo federal e a virtual reeleição da Presidenta Dilma Rouself.

Querem um mercado forte e um Estado fraco, principalmente para que seus parceiros financeiros e de futura campanha ganhem muito dinheiro, além da volta de inúmeras mazelas, disfarçadas em desenvolvimento que o Brasil se libertou.

Essa parceria neoliberal, verde-floresta, mas amarela-tucana se completará quando também fizer adesão um dos maiores traidores da esquerda brasileira: Roberto Freire, que infelizmente é meu conterrâneo, mas estamos a anos luz um do outro em termos do que queremos para o Brasil e nossos compromissos frente às mudanças inclusivas necessárias, que mudarão a cara da país.

Sabe quem serão os maiores aliados dessa aliança? O PIG – Partido da Imprensa Golpista, representado por Folha de São Paulo, Estadão, Globo, CBN, Revista Veja, Revista Época e tantas outras, pois afinal essa turma que quer derrotar o PT, não defende o controle dessa mídia que se constituiu o quarto poder, através de conselhos participativos e deliberativos em todas as esferas. Querem a hegemonia absoluta, para disseminarem as ideias dos seus proprietários, que gostam do “mercado livre” e não de um Estado forte cuidando do social.

Qual a ação que deve ser desenvolvida para neutralizar essa armadilha? Apenas e tão somente o Brasil continuar gerando empregos com carteira assinada, continuando com as oportunidades de casa própria para a população pobre e ensino de qualidade para a população menos favorecida, além de trazer médicos de várias partes do mundo para fazer o que uma grande parte dos médicos brasileiros não quer fazer, em fim, continuar colocando o Brasil em termos mundiais onde nunca esteve.

Também nessa direção está na pauta nacional a aprovação de uma ampla Reforma Política, que aprove o financiamento público de campanha, além de diretrizes que possibilitem a moralização da política e a ampliação da intervenção da sociedade, através das instâncias participativas e deliberativas.

Quero um Brasil moderno e inclusivo, com homens e mulheres, negros e brancos, deficientes e não deficientes tendo as mesmas oportunidades e, sobretudo um país que crie condições da população menos favorecida melhorar sua condição de vida.

Nada mais belo do que poder me apropriar da fala de Paulo Freire, expressa no Livro “Essa Escola Chamada Vida”, que fez junto com Frei Beto, onde essa fala representa a luta e o sonho de milhares de pessoas por uma sociedade justa, fraterna e igual para todos e todas:

“Eu sonho com uma sociedade reinventando-se de baixo para cima, em que as massas populares tenham, na verdade, o direito de ter voz e não o dever apenas de escutar. Esse é um sonho que acho possível, mas que demanda o esforço fantástico de criá-lo. Quer dizer, para isso, é preciso que a gente anteontem já tivesse descruzado os braços para reinventar essa sociedade. Uma sociedade onde a exigência de justiça não signifique nenhuma limitação da liberdade e a plenitude da liberdade não signifique nenhuma restrição do dever de justiça”.


Antonio Lopes Cordeiro
Pesquisador em Gestão Pública e Social
Laboratório de Gestão e Políticas Públicas - Fundação Perseu Abramo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário sobre o Post