Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

O último dia do ano é para pedir ou para agradecer?


A prosperidade para uns é apenas acumular ganhos, não importando sequer a origem e para outros é a conquista permanente de pequenos sonhos.

Do ponto de vista pessoal, o ano de 2013 foi um dos mais produtivos na minha vida. Sai do governo de Artur Nogueira, com um saldo significativo na bagagem, que envolveu entre outros: criação de uma ferramenta de gestão - Grupo Gestor de Integração e Planejamento, capaz de produzir uma nova forma de governar; a partir do Grupo Gestor, a produção de vários Cursos de Extensão Universitária e produção de um Curso de Pós-Graduação e um Laboratório de Gestão Pública e Social, implantados no UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo), sem contar dois Grupos de Pesquisa e algumas palestras. Na verdade o Prefeito Marcelo Capelini me concedeu usar, no bom sentido, seu governo, transformando-o num grande laboratório de gestão.

Essas experiências, que foram ótimas enquanto duraram, deixaram muito mais do que seus resultados, que foram ótimos, mas também despertaram em várias pessoas a descoberta do saber, que é bem provável que não seja possível revolucionar o mundo de uma vez, mas no micro espaço de poder onde estejamos, é possível desenvolver uma revolução permanente.

Para ser sincero, o ano de 2013 começou bem confuso com a minha passagem pela Prefeitura de Iracemápolis, porém com um saldo bem interessante, pois nunca tinha coordenado uma Transição de Governo. Só isso já valeu a pena. O ano se consolidou com o trabalho na Fundação Perseu Abramo. Trabalhar na Fundação e ao lado do Marcio Pochmann, tem sido um aprendizado constante e a relação dos gestores com o Curso Plano de Governo e Ações para Governar, das 130 prefeituras aonde o curso chegou, um afago em meu ego que andava um tanto adormecido. Segundo eles o curso cumpre o objetivo e supera as expectativas, avaliando-o como bom, ótimo e excelente.

Além de tudo isso, ao colocar no ar no dia primeiro de agosto o Blog Gestão Pública Social, por pura necessidade de escrever e pegando uma carona na aula da minha companheira, não tinha a menor noção de onde ele poderia chegar e se chegaria. Para minha surpresa, ele deve fechar o ano com 9000 acessos, alguns colaboradores, 22 seguidores e 10 países. Em 2014 o Blog estará com novas Páginas e novos conteúdos.

Portanto, um ano para agradecer. Um ano de fortalecimento de vínculos, novas amizades e principalmente de realinhamento de foco para o ano que se inicia.

O que está projetado para 2014? Muito trabalho e com perspectiva de um ano melhor em termos de resultados do que esse que está terminando, sem contar o compromisso de reeleger a Presidenta Dilma, fazer uma ótima campanha com o então Ministro Padilha para Governador do Estado, além do envolvimento nas eleições para Deputado e Senador.

A tarefa principal para 2014 será continuar o trabalho que estou adorando fazer na Fundação Perseu Abramo com as prefeituras, com novas experiências. Além disso, uma tarefa no UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) de Americana: ministrar dois Cursos de Extensão Universitária: Introdução à Gestão Pública para Lideranças Comunitárias e Empreendedorismo, Responsabilidade Social e Negócios Solidários; ajudar a organizar o III Fórum de Políticas Públicas, envolvendo prefeituras da RMC e do Aglomerado Urbano de Piracicaba e no segundo semestre lançar o Curso de Pós Graduação em Gestão Pública: Políticas Públicas e Participação Social.

A vida é assim. Viver cada instante e ao acordar no dia seguinte a certeza de que estamos vivos para um novo dia. Esse é o prazer da vida.

Assim, no último dia do ano só temos a agradecer pela vida que tivemos até então e por tudo que ela nos proporcionou e no primeiro dia do novo ano, agradecer também pelas novas perspectivas que a vida nos oferece para o ano que se inicia.

Um Feliz Ano Novo para tod@s os leitores, seguid@res e colaboradores que seguem o Blog e a certeza de que o melhor está por vir.

Abraços a todos e todas.


Antonio Lopes Cordeiro
Pesquisador em Gestão Pública e Social
Laboratório de Gestão e Políticas Públicas - Fundação Perseu Abramo
toni.cordeiro1608@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário sobre o Post