Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

As lições que o Curso Plano de Governo e Ações para Governar vai colhendo pelo caminho

Tem sido um novo aprendizado viajar com o Curso Plano de Governo e Ações para Governar pela Fundação Perseu Abramo, nas diversas prefeituras onde o Partido dos Trabalhadores se encontra presente na gestão. É algo tão intenso que a técnica e a empatia caminham lado a lado. Chegamos até o momento a 21 cidades sedes, com 140 cidades presentes e mais de 750 participantes.

Sem sombra de dúvidas, o depoimento mais contundente foi o do Prefeito de Santo Cristo no Rio Grande do Sul, ao afirmar que o conteúdo do curso, que é bom, poderia nem ser, pois o mais importante foi o que o curso proporcionou: um grande debate sobre o desafio e o modo petista de governar e sobre a importância de enxergar que um governo onde o Partido dos Trabalhadores estiver presente, não pode ser igual aos que já passaram por aquele município. Temos a obrigação de sermos diferentes, onde a população organizada será a grande protagonista.

Assim, o curso traz para o cenário da gestão os conflitos da sociedade, o conflito dos gestores que muitos nem mesmo sabe como proceder e faz uma enorme provocação, na medida que desafia o gestor a sair do individual para o coletivo, na busca de uma forma de governar a várias mãos.

O principal objetivo desse trabalho é construir um referencial humanista na forma de governar, onde as questões técnicas sejam conduzidas por um Plano de Ação e a frieza da máquina pública seja alterada na medida em que os servidores vão sendo convidados a colaborarem e isso começa numa pesquisa com o lema: “O Governo quer ouvir você”. Além disso, fortalecer o modo petista de governar, deixando claro que quem governa pelo Partido dos Trabalhadores não governa para si e sim para o Partido e principalmente com a população.

O curso é atual na medida em que personaliza cada região, busca dados socioeconômicos dos municípios e termina com um trabalho em grupo, buscando respostas para os principais desafios locais, no sentido de construir juntos, um Plano de Ação até o final do governo.

O mais interessante é observar que há um momento diferente a cada turma para sair da forma vertical de conduzir o curso, onde ainda há certa desconfiança por parte da maioria dos participantes e caminhar para o envolvimento emocional, numa forma horizontalizada, onde todos, além de se envolverem no debate, passam a contribuir de forma espontânea buscando entender o papel de cada um na gestão e o que cada um tem a ver com o trabalho do outro para que o resultado seja a eficiência e a eficácia go governo.

É isso que fica. É essa a essência do encontro. Homens e mulheres atentos em suas missões, procurando detalhar cada tarefa e resultando numa mudança completa na forma de governar, passando do estágio onde cada setor de governo se vê como uma instância isolada do todo e cada um procurando buscar envolvimento nas ações integradas.

Como isso é possível? Relacionamento sincero, olho no olho e compromisso estabelecido onde o desvio, seja de quem for, poderá comprometer o Plano Estratégico de Governo.

Dos 750 depoimentos colhidos, a extrema maioria avalia o curso como bom, ótimo e excelente, o que nos dá uma enorme sensação de dever cumprido, porém com muito mais responsabilidade na busca da excelência.

Cada cidade por onde passamos é um novo aprendizado. Ensinar e aprender, como uma troca de saberes necessária para o pleno entendimento. Ao final vemos que seria necessário de mais tempo para explorarmos cada assunto, porém afirmamos que estamos dispostos a voltar com outro tema na medida em que os gestores derem continuidade às tarefas acordadas em curso.

Além disso, os Cursos oferecidos pela Área do Conhecimento estão tão integrados, que parecem um trabalho em rede. Um complementa o outro e é isso que deixamos claro a cada encontro.

Não há sensação mais gratificante do que um pedido para voltar e não há compromisso maior do que formatarmos juntos uma nova forma de governar.
Antonio Lopes Cordeiro (Toni)
Pesquisador em Gestão Pública e Social
Coordenador do Programa de Capacitação Continuada
em Gestão Pública da Fundação Perseu Abramo
toni.cordeiro1608@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário sobre o Post