Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

A ELITE ECONÔMICA E A MULHER DUAS VEZES PRESIDENTA

Foto: http://desabafopais.blogspot.com.br

Queiram os perdedores golpistas ou não, o evento de ontem foi mais um para ficar na história. Depois do operário Lula que governou o Brasil por duas vezes, pela primeira vez na história desse país, como ele sempre diz, uma mulher foi empossada pela segunda vez para o cargo mais alto do país, indicada e apoiada pelo operário Presidente. Dilma Presidenta!

Dilma Rousseff ficará na história como a primeira mulher, que lutou contra a ditadura, sendo presa e torturada e vencendo o próprio ódio que devia ter contra quem solapou o país e assassinou centenas de militantes e inocentes, em nome da moralização e da ordem, ajuda a restaurar a tão sonhada liberdade e o processo democrático e com ele chega à Presidência da República por duas vezes consecutivas. Um fato e tanto.

Portanto, um dia para ficar na história, um país machista que agride uma mulher a cada quinze minutos e mata outra a cada hora e meia, além de classificá-las como seres inferiores no deus mercado, lhes pagando salários menores que o dos homens e se essa mulher for negra e nordestina, sofrerá em dobro, principalmente se vier a morar no sul ou no sudeste do Brasil.

Só isso já seria o suficiente para deixar clara a importância da vitória da Presidenta Dilma. Afinal, nada caiu do céu e sim foi conquistado com muita luta, vide as últimas eleições, onde sua luta maior foi contra a mídia golpista, a direita raivosa e seu candidato desqualificado com mais de 30 denúncias pessoais. Uma luta do deus mercado e seus representantes, que consideram a população pobre como classe inferior, versus um projeto que visa o fortalecimento da população brasileira, em especial a menos favorecida. 

Porém, estamos falando de um universo muito mais amplo. A Presidenta Dilma representa um projeto que colocou na pauta nacional a possibilidade das pessoas pobres terem casas próprias, empregos com carteira assinada e com melhores qualificações profissionais, através dos oito milhões de cursos do PRONATEC, terem médicos e agora também especialidades, com o Programa “Mais Médicos”, os filhos das pessoas de baixa renda estudando nas universidades brasileiras e também em algumas do exterior, o Brasil fora do mapa da fome da ONU, além de tantas outras políticas públicas inclusivas em andamento. Estamos falando ainda da possibilidade da população pobre fazer as três refeições por dia e voltar a sonhar por um mundo melhor.

Brasil, Pátria Educadora. Um lema que coloca no centro da pauta nacional a educação, que com certeza será um projeto inclusivo, deixando claro de vez que as universidades públicas não são apenas para a elite branca se beneficiar e as oportunidades serão para todos e todas. A educação será a porta de entrada para os demais projetos brasileiros. Basta dizer que levamos 514 anos para um ter um Plano Nacional de Educação - PNE e nunca teve porque o foco sempre foi no privado e não no público. O PNE, através das suas 20 metas, obriga que os governantes, nacionais, estaduais e municipais, discutam todas as políticas públicas de forma integras e tenha a educação como o grande eixo transversal. O Plano de Educação discute o futuro a partir dos problemas atuais e o lema do Governo Federal trabalhará a educação como o ponto de encontro do desenvolvimento e das ações sustentáveis.

Em regras gerais, o discurso da Presidenta foi animador, pois leva ao mesmo tempo esperança para a população menos favorecida com novas oportunidades e deixa à direita, a elite econômica branca racista e os golpistas com as “barbas de molho”, pois apesar da equipe governamental conter algumas figuras contraditórias, será ela mesma que irá comandar e também será ela que estará à frente de uma verdadeira transformação nesse país. Ao invés da direita raivosa e chorona porque perdeu as eleições, ficar só jogando pedras, como estão fazendo para chamar a atenção, porque não criar de fato um pacto nacional contra a corrupção, como a Presidenta propôs. 

Hoje de manhã, entusiasmado pelo evento da posse de ontem, resolvi dar uma passada pelo PIG-DEMO TUCANO, o paraíso da Teoria da Conspiração, a começar pela CBN-DT (Rádio CBN – Demo-Tucana) e fiquei muito tranquilo com o que ouvi, li nos instrumentos demo-tucanos e assisti em suas TVs. Apesar de não conseguir ficar mais de dois minutos em cada um deles, ouvindo, lendo e assistindo os urubólogos e urubólogas mexendo o caldeirão de satã com mais de 1000 pragas dentro, voltei ao mundo real bastante tranquilo, pois se eles pensam e pregam essa imagem do Brasil é porque tudo está e será diferente, afinal a bronca deles é porque não foi o playboy do Leblon que tomou posse ontem. Não estão preocupados com o país e sim com o fato deles terem perdido o “bonde” da história. A maioria da população brasileira provou que não se deixará manipular.

Parece até brincadeira, mas eles conseguiram encontrar 45 avaliações catastróficas no discurso da Presidenta Dilma. Imagino que foi para fazer jus a sua matriz ideológica. Começaram dizendo que o país que Dilma mostra e vive é um país do faz de conta, disseram que somos a 7ª economia do mundo e que terminaremos 2015 sendo a 8ª, passando pela equipe ministerial que para eles é um desastre, que o discurso da presidenta foi apenas fantasioso, que a roupa que ela usou na festa era brega, que o Brasil vai continuar a gastar somente com o social e que não vai investir no que interessa, que muitas indústrias vão falir e tantas outras desgraças para a elite branca, racista, homofóbica e que odeia pobres. Enfim, passaram a ideia de que o Brasil está falido sem nenhuma perspectiva de crescimento. Não conseguiram achar sequer nem uma virtude só coisas ruins que na visão deles aconteceram e que o pior ainda está por vir.

Assim meus caros, não que eu não ache que não vamos passar alguns momentos complicados, até porque a economia esta nas mãos deles e eles vão dificultar o máximo para o governo, mas uma coisa eu tenho certeza, muitos deles irão morrer do coração só de pensar que poderão ficar mais 12 anos sem passar nem perto do governo federal, sendo oito pós-Dilma. Quero deixar claro que também sou favorável à alternância de poder. Assim como eles ficaram 502 anos à frente das decisões do país, defendo que só fiquemos 500 anos e cada vez mais voltados à ideia de que as decisões finais saiam das assembleias populares. Saiam finalmente do povo que nunca teve vez e poderão afinal ter voz. Somente uma coisa não deve ser feita, imaginar que com a vitória de Dilma chegamos ao poder. Esse é o maior erro, pois chegamos ao governo central. O poder só chegará ao povo quando ele conquistar e não será com golpe e sim através dos setores organizados da população.

Já imaginaram quando eles souberem que o vice-presidente dos EUA veio ao evento da posse só para se reunir com Dilma a portas fechadas, para saber como o Brasil pode ajudar na nova parceria Cuba-EUA? Aí sim que os “coxinhas” irão pirar de vez. Nós em Cuba a passeio e eles indignados com os EUA. Que vão para o Afeganistão.

Da minha parte não vou urubuzar. Vou continuar torcendo para que tudo saia bem, principalmente para a população mais frágil, apenas afirmando que não se faz revolução apenas via governo, mas que podemos governar bem, avançar e escolher um lado. Uma revolução só se faz organizando a população, enfrentando o capitalismo selvagem e todos os seus colaboradores e criando aos montes lideranças comunitárias, para que apenas alguns não sequestrem o poder e transformem a maioria em “garrafinhas” a serem trocadas por mais poder. Qualquer semelhança com o que acontece hoje com alguns indivíduos até nos partidos de esquerda não e mera coincidência.

Além disso, vou continuar a dizer também que a nossa Presidenta com essa equipe, que imagino ter montado para que facilite o trânsito com o novo Congresso conservador, só conseguirá fazer o que está se propondo, a começar por uma ampla Reforma Política, se fizer uma transparente aliança popular com os Movimentos Sociais, criar mecanismos de comunicação independentes para que não fique refém do PIG, além de criar o habito de denunciar qualquer manobra golpista que para ela se apresentar.

Acredito que assim como eu, milhares de pessoas estão prontas para irem às ruas defender a Presidenta e o projeto que ela defende, mas para isso precisamos saber exatamente quem são nossos adversários e quem podemos chamar claramente de aliados.

Boa sorte Presidenta Dilma!


Antonio Lopes Cordeiro (Toni)
Coordenador do Programa de Capacitação Continuada em Gestão Pública
Fundação Perseu Abramo
toni.cordeiro@ig.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário sobre o Post