Helena Cortinhas e
Israel Gonçalves
Há uma falta de renovação de líderes no
mercado privado e muitos dos líderes são do sexo masculino. Porém, existe uma
perspectiva de a mulher conquistar um espaço maior nesse mercado com
caraterísticas de liderança.
No processo histórico o homem foi o
provedor financeiro do lar, é a partir do século XX que as mulheres atingiram
posições melhores. Com o passar do tempo, as mulheres foram conquistando espaço
e ocupando cargos de liderança. Hoje existe um empoderamento feminino, ou seja,
as mulheres são líderes de si mesmas, e estão exercendo a liderança naquilo que
forem fazer e/ou empreender, contribuindo assim para um mundo melhor, mais belo
e humano.
Um exemplo de superação e empoderamento
é de Gabrielle Coco Chanel. De órfã, cantora de cabaré e costureira, a uma das
mulheres mais respeitadas do mundo, ela nos dá uma visão bastante clara do que
a inspirou tanto para influenciar a moda na história.
O brilho nos olhos, a simplicidade, a
ousadia, um grande amor na vida, as oportunidades e a paixão por fazer aquilo
que gostava foram ingredientes que fizeram Chanel descobrir e encontrar seu
caminho. Encontrou dificuldades e muitos desafios, mas foram superados com
persistência.
Na década de 1920 Chanel criou seu
próprio império numa época em que as mulheres não tinham independência. Ela foi
uma visionária desde a sua humilde infância. Seu estilo foi sua maior paixão,
adorava ser copiada e sempre teve a mente aberta. Ela não era uma mulher que
apenas estava à frente de seu tempo. Ela estava à frente de si mesma. Para ela,
bastava a vontade e dar perspectiva ao que era possível, e a ambição de ter uma
vida própria e independente. Sua criatividade, inovação e perfeccionismo
misturaram o vocabulário de roupas masculinas e femininas, que deu origem à
moda em que o sentimento de ostentação deu lugar ao luxo íntimo com bom gosto e
senso de estilo. Uma frase famosa de Chanel fica como reflexão: "Não importa
o lugar de onde você vem. O que importa é o que você é. E quem você é? Você
sabe?"
As mulheres estão gabaritadas para lidar
com a tensão do dia a dia do mundo corporativo, mas os preconceitos ainda
existem. Às vezes é necessário invocar o estilo de Chanel e misturar culturas
ao toque de um olhar feminino, inovando e criando tendências, fator essencial
para um cenário competitivo e cheios de clichê.
Helena Cortinhas é Coach e Israel
Gonçalves é Cientista Político
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirChanel é um grande exemplo. Seu olhar feminino observou nas roupas dos marinheiros e construiu algo inovador para a moda da época . Parabéns pelo texto
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