Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Por onde andam nossos sonhos?


Resultado de imagem para sonhos
Ando com pouca inspiração nos últimos tempos e lembrando-me disso recorri a algo que considero ser um verdadeiro sonho. Trata-se de UBUNTU. Uma linda filosofia e uma ética africana, que entre outros ensinamentos nos trás: “Sou o que sou porque somos todos nós. Sou afetado quando um semelhante meu também é afetado”. Algo tão nobre que ao mesmo tempo em que é comunidade, também é bem-comum. UBUNTU é amor em ação e principalmente à superação das diferenças a partir da solidariedade coletiva.

Ao me referir aos sonhos acordados, pergunto: Você acredita sinceramente na realização de seus sonhos, ou pelo menos em parte deles? O que faz para torna-los viáveis e facilitar para que ocorram? Já se sentiu enganado com os resultados de algum sonho? Já se frustou em não realizá-los?

Já para os sonhos ao dormir, algumas surpresas: Você prepara sua mente para seus sonhos noturnos? Você sabia ser possível planejar o cenário de um sonho, ou ainda dar sequência ao que sonhou? Você sabia ser possível resolver um problema real dentro de um sonho, ou ainda um estímulo ambiental real intervir num sonho em andamento?

Acredito que sonhar dormindo seja uma expressão do nosso espírito, enquanto sonhar acordado seja a luz que precisamos para viver. Por isso se torna tão importante e necessário simplesmente sonhar. Eis um dos grandes alicerces da humanidade. Segundo Willian Shakespeare nós somos do tecido de que são feitos os sonhos. Um ser sem sonho não vive, apenas vegeta.

Em sua expressão mais ampla, enxergo o sonho como um ato de beleza tão intensa, que basta dizer que são os sonhos quem alimentam nosso gosto pela vida. Sonhar nos faz acreditar que sempre podemos chegar com final feliz.

Segundo o Neurologista Leandro Teles, membro da Academia Brasileira de Neurologia, todos os seres humanos saudáveis sonham por 4 ou 5 vezes por noite, com durações de 5 a 30 minutos cada sonho, porém se não acordarmos logo em seguida, a tendência é o esquecimento total do que foi sonhado.

Ainda segundo Leandro, os sonhos provavelmente apresentem diversas funções. Do ponto de vista cognitivo, imagina-se que ela tenha funções de ajustes importantes no aprendizado. Também segundo Leandro, um exercício mental de criatividade, confrontação de dilemas conscientes e inconscientes.

Todas as considerações de Leandro sobre sonhos estão disponíveis em seu site:   http://www.leandroteles.com.br/blog/2013/09/08/curiosidades-sobre-os-sonhos-o-que-a-ciencia-tem-a-dizer-sobre-isso/

Para quem tem o hábito de sonhar acordado, vale sonhar mesmo que se ache tratar de um sonho impossível de se realizar, porque do ponto de vista racional, nada é impossível. A vida é cheia de imprevistos, mas também de previsibilidade. O importante é sonhar um sonho onde ao se completar continue parecendo que ainda estamos sonhando.

Vivemos num momento tão tenso em nosso país que parece ser proibido sonhar. Uma grande parte da população deixou de sonhar acordada e muitas dessas pessoas ao dormir têm pesadelos. Isso ocorre quando a luta pela sobrevivência é maior do que a manutenção pela vida. Quem tem fome não sonha, apenas luta pelo direito de viver. Aí é que entra em ação quem sonha com uma sociedade justa, fraterna e igual para todos e todas. Somos a extensão dos sem sonhos. A utopia necessária para quem já sonhou.

Um dia ouvi numa palestra que os sonhos são diferentes das fantasias, porque com as fantasias não há compromisso algum para que ocorram, fazem parte de nossas viagens mentais, enquanto com os sonhos, parte deles possíveis de ocorrerem, requerem compromissos constantes para que as condições se tornem favoráveis.

Toda vez que sonho seguindo por uma estrada onde não sei exatamente onde irá chegar, lembro imediatamente que ainda bem que a vida não e uma linha reta, assim não corremos o risco de enxergarmos o final. Os altos e baixos, assim como as diversas curvas, as surpresas, além dos montes que temos a escalar, serão sempre novas possibilidades que a vida nos dispõe. É como se um processo de catarse sempre nos tivesse disponível no sentido de purificar nossas almas e nos preparar para as novas etapas da vida que virão.

Quem sabe o resultado de um sonho bem sucedido não pudesse ter esse cenário: “Quando tudo parecia caminhar para um dia nublado, coisa factível em tempos de chuva, eis que surge o sol, com seus raios firmes a nos convidar para uma caminhada pelos roçados da vida. O cheiro do mato, associado ao frescor do vento que bate em nossos rostos, nos faz lembrar que a vida é bela, basta que nos esforcemos minimamente e dê vazão a todas as emoções que ela nos oferece. Mesmo com os contratempos imprevistos, mas lembrando-me que a vida é bela, acabo de perceber que certa angústia que invadia meu ser, está calmamente indo embora junto com os contratempos. O que terá ocorrido”?

Para finalizar uma frase genial de Oscar Wilde: “Um sonhador é aquele que só ao luar descobre o seu caminho e que, como punição, apercebe a aurora antes dos outros”.

Antonio Lopes Cordeiro
Estatístico e Pesquisador em Gestão Pública Social

4 comentários:

  1. Parabéns!
    Excelente texto!

    ResponderExcluir
  2. Belo texto Toni
    Realmente essa correria , preocupação faz nos deixar sonhar ,acomodados zona de conforto e no melindre das situações ,particularmente falando não tenho sonhos , não sei ser um defeito ou pessimismo mais sou muito realista vivenciando muito o presente.
    Obrigado pela oportunidade dessa leitira rica no assunto.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro
      Grato pelos comentários. Realmente estamos embrutecendo junto com a tal da sociedade. Abraço

      Excluir

Faça seu comentário sobre o Post