Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Quem somos e para que viemos?

Você se conhece de verdade? Age por convicção ou por impulso? É do tipo: nasci assim vou morrer assim? Então não se conhece... A vida de vez enquanto muda as perguntas e some com o mapa de voo...

Estou preocupado com o momento atual, tanto o meu que quero mudanças urgentes, como o do país golpeado. Para o país não vejo saída em curto prazo e em meu favor tenho os sonhos que ainda faltam realizar e uma vontade imensa de colar gravuras mitológicas nas páginas da minha história.

Na quinta passada ao caminhar numa tarde gelada em São Bernardo do Campo, fui fazendo um balanço do meu projeto de vida. Percebi o quanto ainda falto para completar, mas descobri que sigo na direção certa.

Ontem domingo, pensando nisso, me dediquei a tarde toda, depois de uma atividade política, em ouvir músicas e em deixar que a voz da minha essência pudesse me dizer o que escrever. A escrita passou a ser minha melhor terapia.

Quem somos? Essa é a grande pergunta para os emocionais. Creio que sejamos apenas o invólucro aparente do que habita em nós. O verdadeiro eu está na essência oculta e na intenção que revela o que poderemos ser a cada instante. Cada ser em particular vai tecendo sua morada com seus atos e fatos. Moldando a casa da vida. Algo que se constrói ao longo do tempo, no exercício de viver e nem mesmo o tempo, que é senhor da razão, revela quem somos ao todo, apenas em partes, sempre de acordo com nossos momentos e nossas emoções. Por isso a vida é bela. Nossos momentos nunca são ou serão iguais.

Como vimos no texto anterior, não podemos entregar nossas vidas, nem somente ao destino e muito menos ao acaso. Podemos intervir e ir mudando sua trajetória de acordo com nossas intervenções e nossas intensões. O bom mesmo é saber que cada dia que nasce se revela como uma nova possibilidade de nos completarmos ou como um ato revolucionário de nos reinventar.

Somos vidas para outras vidas. Somos refúgio para quem de nós necessita. Somos o ontem das alegrias e tristezas, o hoje do semblante serio querendo mudanças, mas também seremos o amanhã com novas ações e emoções e principalmente a certeza de que com a missão cumprida vale a pena viver.

Que força estranha é essa que buscamos quando estamos em apuros ou de maneira desconfortável? Dizem que é a voz da alma nos dizendo que a vida mal começou e que a verdadeira resposta está dentro de nós. Outros dizem que é a luz divina que sopra a nos conduzir ao que almejamos. Seja o que for ela existe, alimenta nossas incertezas e nos faz acreditar que sempre será possível.

O estranho e interessante ao mesmo tempo, é que quando menos se espera algo invade nossas mentes e corações e tudo aquilo que ontem era quase impossível de ocorrer, simplesmente desaparece dando espaço para uma nova sensação de alívio e tudo se explica. Para isso precisamos estar conectados com o bem. Quem busca luz, dessa se nutre, mas quem vive na escuridão por ela é consumida.

Às vezes enxergo a vida como uma colina, daquelas que vemos nos desenhos animados e vamos contornando com o olhar. Uma luta intensa para subimos ao topo, em muitos casos sem propósito, apenas pelo prazer da chegada e depois vamos descendo sem saber ao certo como será o caminho. Porém, o prazeroso é fazer o percurso, desfrutar o que é bom, aprender com as criaturas que atravessam em nossos caminhos e ir se convencendo que isso é que é viver.

Se formos atentos poderemos observar as águas claras e cristalinas que descem das encostas e com elas o frescor da vida. Uma longa caminhada que nos faz em certos momentos desanimar, porém a relva que encontramos ainda molhada dos orvalhos das noites nos faz acordar e perceber que do outro lado do rio alguém nos espera cantarolando uma linda canção. Quem sabe não seja um anjo de luz a iluminar nossos caminhos, que às vezes se turvam e a mostrar que nunca estaremos sós.

Não tenho dúvidas que vim ao mundo a trabalho e para servir. Isso me emociona e me mostra as tarefas. Como explicar esse propósito de nascer para servir? Sentir a energia da troca, onde alimentamos os sonhos das pessoas desprovidas deles ou ainda suprirmos o que o capitalismo selvagem levou por ganância a vida toda. Quem pensa assim, não faz benevolência. Acolhe, ajuda caminhar, mas continua a lutar contra quem provocou as injustiças e por uma nova sociedade onde os de baixo tenham vez.

Hoje quando vi o sol nascer me senti aliviado, entendendo que tudo o que foi se foi e tudo há de vir virá. Que minha força de vencer todos os obstáculos e criar coisas novas seja capaz de me ensinar a conquistar tudo que almejo e ter ao meu lado as pessoas que me fazem feliz e, sobretudo que se sintam felizes também caminhando ao meu lado.

Antonio Lopes Cordeiro (Toni)
Estatístico e Pesquisador em Gestão Pública e Social

2 comentários:

  1. Toni, você nos fornece importantes subsídios e meios para uma reflexão sobre a vida de cada um. Grato!

    ResponderExcluir
  2. Caro Albiero
    Você sempre me brindando com sua leitura e seu comentário.
    Muito Grato

    ResponderExcluir

Faça seu comentário sobre o Post