Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

sábado, 29 de dezembro de 2018

O que aprender com 2018...

Adeus ano velho! Feliz Ano Novo!?

Com essas frases a maioria das pessoas comemora a virada do ano. Culpam o ano que está terminando pelos fracassos pessoais e fazem jura de amor ao ano que se inicia, porém sem o cuidado suficiente para se avaliar qual foi o papel de cada um e de cada uma na história do ano que se finda e qual será o papel a desempenhar no ano novo. É como se tudo estivesse no automático.

Do ponto de vista político-econômico-social o ano de 2018 não deixará saudades, muito ao contrário e com muito pouco a se comemorar, a não ser o fato de estarmos vivos e contando a nossa versão da história. Isso nos remete à esperança de continuarmos firmes na luta pela sobrevivência e na resistência a todas as formas de agressão aos direitos conquistados de milhares de pessoas ao longo de suas existências e a tantos absurdos defendidos pelo presidente eleito e sua equipe de trabalho. Algo que beira ao surreal.

Um ano para ser esquecido, ou melhor, um ano para se aprender com ele. Quem sabe o ano de 2018 deva ter começado em 1989, com o Consenso de Washington, que visava à implantação do neoliberalismo na American Latina e no Caribe, processo interrompido por Lula e Dilma e retomado por Temer, ou em 2012 com o Plano Atlanta que visava e visa uma intervenção neoliberal na América Latina e que resultou no impeachment de Lugo e de Dilma, além da eleição vitoriosa de algumas figuras de direita e de ultra direita, como é o caso do eleito no Brasil, ou ainda que esse ano deva ter iniciado suas atividades em 2013, com aquelas manifestações que resultaram no ódio implacável à democracia e a tudo que é social, além do PT e seus dirigentes e que perdura até os dias de hoje.

Em regras gerais, um ano em que a Casa-Grande termina em festa por tudo que conquistou e a Senzala Brasil não consegue dormir, pois está cercada pelos abutres do sistema que disputam com velhas hienas do poder as sobras do sinistro banquete eleitoral.

Por outro lado existe um provérbio português que diz: “Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe”. Essa farra fascista um dia acaba e enquanto isso não ocorrer, vamos caminhando de mãos dadas rumo ao que acreditamos e enfrentando o que tivemos que enfrentar.

O governo que se inicia tem como princípios o ódio, o preconceito, a intolerância e a violência. Isso fere os preceitos democráticos e transforma em inimigos quem luta por direitos, por liberdade e pela democracia direta. A principal proposta do novo governo é agir para sequestrar da democracia a soberania popular.

O que mais impressiona e assusta é o fato do novo presidente ter sido eleito falando o que realmente pensa o que nos dá a entender que seus seguidores e uma grande parte de eleitores e eleitoras pensam exatamente como ele e transferem a materialização de seus pensamentos a uma espécie de justiceiro nacional de plantão. Algo tão sinistro que só de pensar dói na alma, pois é a sorte e a vida de milhares de pessoas que estará em jogo.

Quem em sã consciência apoia alguém que enaltece a tortura, que defende tomar as terras dos índios e quilombolas, que defende a ideia que armando a população ela estará segura, que defende uma escola que não pode pensar e tantas outras ideias fascistas e consegue dormir em paz? Quem concorda e apoia coisas absurdas como essas, além de pensar como o Tal, jamais entenderá o que pensamos e defendemos. Estamos em lados opostos.

Caso o tal capitão eleito execute um terço das maldades e aberrações que vociferou na campanha, além do extermínio humano, o prejuízo ao processo democrático e a todas as conquistas obtidas com muita luta ao longo de um século será devastador e levará décadas para se recompor.

Para ilustrar as aberrações do eleito, trazer alguém de Israel para importar um modelo de um plano de dessalinização, tendo a Embrapa desenvolvido essa técnica há anos e implantado em vários estados, só pode ser uma piada de mau gosto ou alguém que considera o povo brasileiro burro e mal informado. A escolha de Israel tem outra conotação de ordem fundamentalista-política-ideológica.

O ano de 2018 nos fez aprendermos algumas coisas. Uma delas é que a luta pela soberania popular há de ser contínua, outra que nunca chegamos ao poder com os governos e sim a apenas uma instância de poder, pois como bem dizia Marx, no capitalismo quem determina é o econômico e a coisa mais importante de todas, que quem dorme com os dois olhos fechados diante do sistema não consegue enxergar suas engrenagens se recomporem e avançar. Quem não entendeu, que tal assistir Matrix?    

O que esperar de 2019 com esse cenário descrito? Contarmos com a saúde física e mental, além de nossa disposição para enfrentarmos o que for necessário. Além disso, contarmos também com os sonhos e a utopia que nos permite sempre acreditar ser possível a construção de uma sociedade justa, fraterna e igualitária para todos e todas.

Que o ano que se aproxima nos encha de esperanças e que renove nossas forças para caminharmos de mãos dadas rumo ao futuro.

Um Feliz 2019 para todos os sonhadores e para todas as sonhadoras que sonham com um mundo melhor.
Antonio Lopes Cordeiro
Estatístico e Pesquisador em Gestão Pública e Social

7 comentários:

  1. Feliz 2019 pra vc tb meu irmão. Parabéns por mais este texto.

    ResponderExcluir
  2. Magnifico, me encontrei no texto que revela toda minha indignação e mostra minhas dificuldades de expressar meus sentimentos que se contaminaram com o ódio, contra quem ajudou a nortear a campanha deste demente e seus seguidores "ZUMBIS" sedentos por uma justiça os imbecis conquistavam com o governo Lula e se iludiram pelas bravata e forte investimento em marketing mostraram que o "COISO" era o justiceiro... Meu amigão, feliz ano pra vc e sua linda família... Feliz 2.019

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas palavras. Escrevo normalmente o que sinto.
    Quem és tu? Não consigo identificar.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Temos que ter muita luz, muita energia!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo texto, Toni. E muita saúde física, mental e emocional para todos nós em 2019. Vamos precisar. Contem comigo! Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  6. Mru caro Toni, sempre muito lúcido e preciso! Abstraindo-nos por um instante do sombrio que se anuncia no horizonte, feliz 2019!

    ResponderExcluir

Faça seu comentário sobre o Post