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domingo, 16 de junho de 2019

A verdade existe? De que verdade estamos falando?


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A existência de um espaço livre para minhas andanças filosóficas e existenciais, se tornou ao longo do tempo um refúgio, um encontro, uma busca e principalmente um voar com as asas da liberdade para escrever o que gosto. Escrever um texto é como esculpir uma figura humana num rochedo. Vamos encontrando seu formato e sua feição durante o processo de criação. Um texto só faz sentido se for capaz de envolver os sonhos e as fantasias de quem lê e ganhar esse leitor ou leitora para os próximos capítulos.

O desafio pessoal de hoje, ao me situar no contexto da vida e na convivência com pessoas que pensam próximos ao que penso e outras tão longe da minha natureza, é divagar e abstrair sobre ao que chamamos de “verdade”, passeando por alguns de seus formatos e interpretações e buscando apoio na filosofia. Algo desafiante e complexo.

Há pouco tempo participei como convidado de uma oficina num grupo filosófico de São Bernardo do Campo, onde o tema principal era a discussão do Livro: “A Morte da Verdade”, da escritora norte-americana (de origem japonesa) Michiko Kakutani, jornalista e escritora, crítica de literatura do “New York Times” por longo tempo.

Em regras gerais, o livro traz as diversas inquietações sobre a vitória de Donald Trump, como foi arquitetada essa vitória e os bastidores da política americana da atualidade. Algo que sai do espectro da democracia e caminha a passos largos rumo ao fascismo. Vale ressaltar que estamos falando de alguém integrada ao sistema, porém incomodada com todas as alterações que a vitória de Trump proporcionou para a visão de democracia que tem, principalmente da democracia representativa, onde Trump não lhe representa.

De fato é um assunto pra lá de inquietante, pois segundo a autora, existe um universo novo repleto de teoria da conspiração, mudanças culturais preocupantes que intervém no mundo científico e caminham pelo mundo acadêmico, destruindo os avanços em prol da humanidade e cada vez mais fortalecendo o mundo material (a serviço do império).

Não por acaso, vivemos essa dura realidade aqui também no Brasil. A eleição do presidente atual foi moldada com os mesmos ingredientes que a de Trump. Uma indústria do que se chama de fake news invadiu tanto a eleição de lá como a de cá. O objetivo principal de ambos, lembrando que se aproximam muito um do outro em termos de visão de mundo, a meu ver, era dizer que a verdade morreu e uma nova verdade estava nascendo com um tom verde-amarelo e um pato laranja comandando o espetáculo.

Perante a filosofia, verdade se estabelece a partir de um conjunto de valores, advindos das nossas crenças, vivências e princípios e passando necessariamente pelo universo ético e moral de uma sociedade, a partir das diversas visões de verdade que cada indivíduo vai encontrando e construindo. Somado a tudo isso, a ideologia vai formando o percurso das nossas caminhadas a partir das nossas verdades, com quem vamos e o que pretendemos como resultado final em termos de qualidade de vida. Além disso, a incômoda verdade tida como oficial, que transita governos afora e vai criando um caldo de cultura, sem nenhuma consistência política por falta de entendimento da maioria do povo.

Enquanto o relativismo moral traz a visão e os conceitos da verdade de determinado grupo social, que a meu ver foi o grande embate nas últimas eleições, o dogmatismo tem a pretensão de mostrar a verdade como algo absoluto, embora seja pra lá de complexo entrar nessa discussão, pois se partirmos, por exemplo, das religiões, que cada um ou uma tem a sua, voltamos novamente ao relativismo moral, a partir das influências dos diversos grupos religiosos, que foi a tônica principal nas últimas eleições por aqui.

Ao buscar o conceito de verdade em alguns pensadores, nos deparamos com uma grande diversidade de interpretações e teses sobre o assunto, da afirmação à negação. Longe de querer me enveredar sobre as diversas linhas filosóficas sobre o assunto, mas apenas de trazer algumas impressões como apoio geral ao texto.

Para Platão a verdade precisa sempre ser buscada, pelo fato de não ser algo concreto e muito menos palpável. Segundo ele aplicava-se primeiro ao objeto, ou ao sujeito e depois ao que se propunha a ser.

Enquanto para Sartre (Jean Paul Sartre – 1905-1980), a verdade está na essência do indivíduo, pois é resultado dos valores de uma sociedade, Nietzsche (Friedrich – 1844 – 1900), ao fazer duras críticas ao pensamento clássico, afirma que a verdade não existe.

Por outro lado, Foucault (Michel Foucault – 1926-1984) afirmava que para algo seja considerado como verdade, necessita ser livre, sem vínculo a uma institucionalização, caso contrário será manipulado e gerará constrangimentos e formas de comportamentos.

Pondo um pouco mais de lenha na fogueira do que estamos discutindo, uma pergunta que não quer calar: O amor é uma verdade absoluta? Caso seja, como podemos conceituar se esse amor não for correspondido? Continua sendo?

Uma das coisas que me fez ter vontade de escrever sobre um assunto tão complexo, foi imaginar como lidamos com as nossas verdades. Até que ponto não tentamos impô-la diante das nossas contradições? Como enfrentamos a verdade alheia, muitas vezes fantasiada de conhecimentos, mas que em muitos casos não passa de pura arrogância?

Apenas como reflexão, quero crer que se as nossas verdades estiverem repletas de sonhos, de vontades infinitas de servir e ter a solidariedade como ideologia maior, versamos sobre a verdade a partir de um universo plural, defendendo que os de baixo tenham vez e o enfrentando os de cima, todas as vezes que se apoiarem na base da pirâmide para tirarem proveito. Essa é a verdade de quem busca o bem comum.

Que minha verdade possa soar na vida de quem eu quero bem apenas como algo a ser pensado e não imposto e que ao longo da caminhada possa vir a se tornar uma só verdade e quem sabe ao praticá-la, possamos juntos considerá-la uma verdade absoluta.

Antonio Lopes Cordeiro (Toni)
Estatístico e Pesquisador em Gestão Social


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