Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

quinta-feira, 27 de junho de 2019

O que mantém as pipas no ar?


Resultado de imagem para duas pipas juntas no ar imagens
Como um saudosista, que acumula erros e acertos na vida, poderia simplesmente afirmar que já não se pipa como antigamente, visto que os tempos e os valores são outros e principalmente as pipas já não são mais as mesmas, pois vêm agora em novo estilo. Porém, é bom que se diga, que se o amor pelo ato de pipar for o mesmo, não há tempo, espaço ou lembranças pelo que não deu certo quando pipávamos no passado, que confundam a cabeça e o coração de quem enxerga numa pipa a continuidade do desejo pessoal de voar rumo ao infinito de nossas emoções e realizações.

No universo do ato pipar, o espírito de liberdade aflora quando sente que há uma perfeita sinergia entre um ser com uma pipa na mão, o clima necessário para fazê-la subir, o tempo de construção da relação de identidade e a pipa no ar, que vai desafiando o universo em busca da linha do horizonte.

Ontem eu sonhei pipando e acordei com uma vontade imensa de fazer isso de verdade e logo hoje que amanheceu um céu lindo e um sol de encher os olhos de quem não gosta de dias nublados.

Observando os dias de hoje, é possível afirmar que pipar está fora de moda? Ou só pipa quem é apaixonado pelo ato de viver e usa o ato de pipar para colorir o universo? Dá para pipar sozinho? Que graça tem nisso? Seja como for, pipar rompeu o tempo passado chegando ao presente, mesmo que de forma tímida diante de tantas brincadeiras tecnológicas à disposição de quem pipava, porém ainda se mantém vivo e com energia suficiente para seguir futuro afora, com as rabiolas desembaraçadas, sem cerol nas linhas e desafiando a lógica de que só se pipa em dias ensolarados.

Pipar com classe e com estilo exige planejamento para a elaboração de uma ação presente, que é a construção da pipa e para uma ação futura que é pô-la no ar, entendendo o futuro como qualquer segundo depois do agora, até o infinito de nossas existências ou enquanto vida tivermos. Essa necessidade organizativa só existe para quem já tomou a decisão de pipar, fazendo planos no presente em busca do melhor futuro que vier e criando perspectivas para que essa gostosa brincadeira possa ter o melhor resultado possível, sempre tendo em mente o respeito e o carinho por quem estiver junto pipando e o amor incondicional pelo ato de pipar.

A decisão de escrever mais uma vez sobre esse tema veio pelo simples fato das pipas continuarem no ar, desafiando as adversidades e as histórias mal ou bem resolvidas de quem pipa. Algo que exige atenção, carinho e muita dedicação para mantê-las sempre lá, sobretudo paciência, pois se o vento estiver contra não há como fazer subir uma pipa ou fazê-la permanecer no ar.

Diante do exposto, vem uma importante pergunta: o que é pipar? Ao buscar uma resposta sensata, estaremos indo de encontro ao mundo físico onde pipa, linha e carretel formam os ingredientes necessários, porém junte-se a isso o prazer, os desafios constantes, a imaginação que voa junto e os desejos de realizações contidos quando se pipa. Pipar é arte, é fantasia, é uma doce brincadeira, é ação concreta e junto com isso a busca incontida de que tudo seja como um dia viemos a sonhar.

Uma séria brincadeira que nos leva em imaginação muito mais longe do que nossas limitações alcançam e impõem. Pipar não é apenas o evento de soltar pipas, mas um conjunto de fatores que nos levam ao exercício de pipar, onde um amplo conhecimento do ambiente se torna essencial.

Pipar para algumas pessoas é apenas um eterno passatempo, ou mais uma brincadeira em busca de prazer, mas pensando bem, pipar exige de cada pessoa que nela esteja envolvida, atenção, carinho, apego, coragem pelos desafios, determinação em busca de seus objetivos e principalmente saber onde se quer chegar pipando. Pipar não é competição de ganha ou perde, mas um ato de pura beleza e leveza, onde quem estiver envolvido sacie sua vontade, mas esteja preparado para o próximo ato.

Tem vezes que o vento não ajuda ou chega uma ventania indesejada. Em outras as rabiolas embolam e ainda em outras chega alguém e leva nossa pipa embora. Porém, quando menos se espera algo de extraordinário acontece. Parece até que a natureza conspira para que tudo ocorra em perfeita sintonia entre quem quer pipar, o ar, o sol e principalmente o firmamento que dá um colorido especial com as pipas, lado a lado riscando o céu.

Lembro-me bem que já fazia muito tempo que eu não pipava e num daqueles dias de pura distração dei de cara com uma linda pipa que caiu ao meu lado e não tive dúvidas em levar aquela joia rara para o meu universo. Alguns ventos e ventanias após, uma noite estrelada e um longo sonho, tomei a decisão de que na manhã seguinte, caso estivesse sol, eu após anos, voltaria a pipar. E assim foi...

O que mantém as pipas no ar é a magia do momento. É um clima bom e um vento favorável. É o amor pelo ato de pipar, além da disposição e vontade de quem pipa, de querer continuar com essa gostosa brincadeira, pulando os obstáculos, vencendo os desafios e enfrentando as adversidades que possam ocorrer, principalmente a partir da crença de que o melhor clima e horizonte para as pipas continuarem no ar, ainda estão por vir.

Que a minha vontade de pipar nunca cesse, pois ela é a certeza de que existe dentro de mim um coração que pulsa acelerado só de lembrar que sempre é tempo de uma gostosa brincadeira que nos faça lembrar que a vida segue e que podemos aproveitá-la brincando só pelo prazer de viver.

Antonio Lopes Cordeiro (Toni)
Estatístico e Pesquisador em Gestão Social

2 comentários:

  1. Em tempos de tantas intolerâncias, li seu texto e me remeti imediatamente à música:

    "Vento, ventania, me leve para as bordas do céu
    Eu vou puxar as barbas de Deus
    Vento, ventania, me leve para onde nasce a chuva
    Pra lá de onde o vento faz a curva

    Me deixe cavalgar nos seus desatinos
    Nas revoadas, redemoinhos
    Vento, ventania, me leve sem destino

    Quero juntar-me a você e carregar os balões pro mar
    Quero enrolar as pipas nos fios
    Mandar meus beijos pelo ar

    Vento, ventania,
    Me leve pra qualquer lugar
    Me leve para qualquer canto do mundo
    Ásia, Europa, América

    Vento, ventania, me leve para as bordas do céu
    Pois vou puxar as barbas de Deus
    Vento, ventania, me leve para os quatro cantos do mundo
    Me leve pra qualquer lugar

    Me deixe cavalgar nos seus desatinos
    Nas revoadas, redemoinhos
    Vento, ventania, me leve sem destino

    Quero mover as pás dos moinhos
    E…"

    ResponderExcluir
  2. Olá Nivea
    A música deu um colorido especial na proposta de resgate dessa gostosa brincadeira, que anda fora de moda.
    Obrigado pela leitura e comentário.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário sobre o Post