Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Ontem eu acordei pensando no amanhã

Em busca de mais uma temática que chamasse a atenção de quem lê, me deparei com um título sugestivo, que de alguma forma me permite dialogar sobre a Linha do Tempo entre o Ontem e o Hoje, pensando no Amanhã. Um percurso de vida que nos coloca à prova em várias situações. Particularmente tenho tentado entender como as pessoas enxergam essa transição do tempo (Passado, Presente e Futuro) e como se organizam para o próximo passo, muitas vezes sem sonhos e sem nenhum Plano de Ação.

Pessoalmente sinto que nesse momento da vida me encontro nas reticências que criei. No ponto de convergência entre o ser e o não ser. Quem sabe sobrevoando uma área da minha existência que não tinha o menor conhecimento, em busca de referenciais, de algumas convicções e principalmente de motivação que me faça subir a colina da vida em busca de novos ares, revendo alguns valores e buscando segurança para as minhas decisões para o amanhã. O amanhã é incerto? Será muito mais se eu não o planejar.

Alguns autores partem do princípio de que tudo acontece a partir do agora, do hoje, ou seja, do presente que é onde se vive intensamente, que o passado não se muda e que o futuro é o que ainda virá de forma incerta, o que é um fato. Porém, indo para uma discussão mais profunda e pensando como alguém de planejamento, entendo que o hoje (presente) é o resultado do que foi planejado e realizado ou não no ontem (passado) e só terá um amanhã (futuro) perto do que se espera, caso se esteja ainda nessa dimensão, se houver um planejamento mínimo para as ações do amanhã a partir do hoje.

Nesse contexto, sonhos e fantasias emolduram nossas mentes e na nossa imaginação podemos ser o que queremos ser, mas na prática só com muita ousadia. Porém, se não ousarmos avançar a vida vai subtraindo os dias que temos e acabamos no ontem. Não existe futuro para quem ancora sua vida no hoje. O futuro se encontra no jogo da vida.

Porque negar a sedução pelo futuro? Porque viver só o hoje? Porque não projetar sonhos e fantasias que se misturem ao hoje para colorir um cenário incerto, mas desejável?

Minha grande pergunta do momento é o porque de uma parte da população viver apenas no presente, como se a vida fosse eterna, presa ao passado e negando a existência do amanhã. Uma situação bem cômoda para quem a vive, pois evita que se façam planos, que se criem perspectivas futuras e principalmente se faça um planejamento de vida.

Além disso, a tese da vida presente é algo muito interessante, pois não se pauta por compromissos futuros, simplifica possíveis atropelos e evita também sentimentos de dor ou ansiedade por algo que não se projetou. Uma visão simplista que transforma quem pensa e age assim em seres sem sonhos. Quem sabe seja por essa falta de sonhos que a sociedade atual vive uma de suas maiores crises de identidade. O bem e o mal convivendo lado a lado e produzindo o imediatismo e as compensações pessoais, tragando a possibilidade das pessoas entenderem qual é a missão enquanto vida.

Na radicalidade dos fatos, as grandes batalhas, as revoluções ou as revoltas populares e até os golpes, todas elas e eles são e foram projetados e planejados no ontem, vividos no hoje, com metas claras para o amanhã e com a necessidade de avaliações futuras.

A utopia é um estado de espírito que nos remete ao futuro. Nesse sentido, me chamou a atenção um texto de Sonia Terezinha Felipe: “O conceito de utopia na proposta Paulofreireana”, que faz uma viagem no universo sonhador de Paulo Freire e nos traz várias reflexões, entre elas essa a seguir:

No sentido não pejorativo de fantasia, a utopia é uma construção mental que apresenta um mundo diferente onde se efetiva a felicidade humana. Tem um caráter de "antecipação" que as vezes chega a ser realizada não completamente, outras vezes não se realiza nem parcialmente. Fantasiar é criar um sistema de pensamentos que estão mais além da realidade e a sobrepassam. Existe um vácuo, porém, entre esta construção mental que vai além da realidade e a tentativa de instaurar a mudança pensada”.

Quem sabe esse vácuo que a autora se refere não esteja nas dispersões, nas viagens mentais sem assumi-las, na falta de compromisso para assumir as mudanças ou ainda projetar algo sem planejar. Sonho e fantasias fazem parte do universo humano, porém um sonho, diferente da fantasia, tem metas envolvidas, cenários diversos e o compromisso de se chegar bem perto do que se planejou. É claro que a vida não nos dá certeza de nada, mas temos o livre arbítrio das escolhas dos caminhos a seguir e são esses caminhos e essas escolhas que acabam refletindo o que pensamos e como agimos ou não. Futuro é sonhar em viver. É andar de mãos dadas hoje sem medo do amanhã.

A vida é uma passagem. Uma vereda que vai se estreitando ao longo do tempo. Alegrias e tristezas vivem a se confrontarem. Amores e desamores contam nossas histórias. Portas entreabertas que necessitamos fechar. Valores irreais e tentações circundam a imaginação de quem não se prende a nada e acha que isso é ser livre. Enfim, quem somos? Somos o que achamos ser ou alguém com vontade de ser o que já foi?

Sonhar é viver e viver é sonhar. Vida que te quero vida. Vida que se constrói a cada dia. Vida que nos possibilita errar e aprender, cair e levantar, com a esperança de que o amanhã poderá ser diferente a partir da nossa percepção de aprender, crescer e mudar.
Ontem eu brinquei de ser artista, de ser cantor e até de ser poeta. Como faltaram pernas e talento para continuar a viagem rumo às realizações pretendidas, fiquei quietinho no meu canto e hoje brinco de ser escritor e sujeito da história.

Quem sabe amanhã eu possa brincar de ser um sábio, onde ao cair da noite eu possa deitar em meu travesseiro e sonhar com um mundo onde caiba todos os desejos possíveis de pessoas que transformam o amor numa entidade divina, capaz de iluminar os caminhos de quem não consegue partilhar e nem compartilhar esse sentimento que tem poder de transformar o mundo. Salve todas as formas de Amar!

Antonio Lopes Cordeiro (Toni)
Estatístico e Pesquisador em Gestão Pública Social


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário sobre o Post