Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Às vezes precisamos de uma mão para atravessar o Rio

 

Fiquei imaginando o que escrever como último post do ano, que mostrasse um ar de otimismo, apesar de um ano que tínhamos que apagar da história, tamanho os absurdos que ocorreram.  Tudo isso me lembra o Teatro do Absurdo que tantos discutíamos nas leituras de mesa.

Minha pretensão nesse texto é convidar quem ler para uma pequena viagem em minhas inquietações e sonhos e analisando as soluções que procuramos no dia a dia, como resposta aos diversos obstáculos que nos aparecem, como uma verdadeira travessia nos diversos rios da vida. Porém quero iniciar com o relato de um sonho que tive que não me sai da cabeça.

Sonhei a alguns dias que andava num vale desconhecido povoado por seres gigantes. Eram figuras enormes, que com um simples toque podiam interromper a passagem de seres como eu que caminhavam pelas veredas da vida. Lembro-me que sentia medo do que pudesse acontecer. A pergunta era: onde eu podia me esconder do perigo, se não conhecia o caminho?

Lembro-me ainda que para me sentir seguro tinha que atravessar um longo rio, sem saber o que poderia encontrar no caminho e o que havia do outro lado. De repente me lembrei de que não sabia nadar. Uma espécie de medo, frustração, insegurança e pavor tomaram-me naquele instante por não saber o que fazer. Fiz planos mirabolantes, tentei me esconder para ganhar tempo e cantei para disfarçar. Depois de um tempo interminável acordei com a nítida sensação de que ia ser devorado por algum gigante que me descobrisse naquela situação.

Às vezes é assim que nos sentimos, ora eufóricos por acreditar que venha o rio que vier pela frente que faremos a travessia, tamanho é o nosso entusiasmo e segurança e ora inseguros por não sabermos com clareza com quem podemos contar para a travessia e quem ficará conosco do outro lado do rio. Qual o solução para situações como essa? Aprender a nadar e apostar em companheiros e companheiras que achamos que estará conosco em qualquer situação. Erros e acerto fazem parte das nossas viagens, mas o que não podemos é desistir de tentar. Sempre acreditar ser possível atravessar.

Por mais que achemos que somos seres completos e que nos bastamos, somos seres em eternas mudanças, em ebulição e em constante recriação. Somos hoje o resultado do que éramos ontem, aliados aos sonhos do que podemos ser amanhã. Ninguém se sente feliz ou seguro caminhando sozinho.Somos seres que precisamos de outros seres que nos façam companhia.

A partir desse cenário, algumas perguntas nos vêm diariamente. Como viver a vida em sua plenitude? O que fazer para nutrir nossos sonhos? Com quem podemos contar na atualidade que atravessaria o rio conosco?

A vida é apenas uma curta viagem que não temos o menor controle sobre ela. Um presente a ser vivido dia após dia até o último dia. Composta por adoráveis momentos, fortes lembranças, mas também de vários obstáculos a serem vencidos em sua trajetória. Aconselha-se vivê-la um dia de cada vez com uma noite no meio, que tanto pode ser de plena escuridão, como acompanhada por um céu estrelado e uma linda lua a colorir sua imensidão. Você já dormiu mirando um céu estrelado? Dizem que é cena inesquecível.

Precisamos de muita sabedoria para identificar quem é quem na escalada da vida, para que não cometamos o erro de nivelar ou tudo por cima ou tudo por baixo, que se constitui num julgamento prévio de conclusão de algo ou de alguém que não temos a história completa para julgarmos com convicção. Ou quem sabe o erro seja definir e concluir um ser, às vezes pelas nossas inquietações, que pode muito bem nos surpreender de forma positiva. Assim sendo, muita calma nessa hora. Aprender, crescer e mudar é o caminho.

Quantos rios, tivemos que atravessar sabendo ou não nadar. Quantos medos, tivemos que superar para fazermos a travessia sozinhos. Quanta água, tivemos que enfrentar para chegarmos até aqui. Essa soma de resultados é que chamamos de experiência de vida e uma parte importante das nossas histórias. O bom mesmo é saber que a vida segue seu curso natural, mas enquanto vida tivermos, o rumo das nossas vidas ainda está em nossas mãos.

Sábios e sábias serão aqueles e aquelas que entenderem que nunca sabemos tudo, que somos eternos aprendizes no ato de viver, que precisamos sempre de alguém para atravessar conosco os diversos rios da vida e se a vida nos permitir com vida, nós faremos a travessia de 2019 para 2020 querendo mais, buscando mais, amando muito mais e acreditando que o melhor ainda está por vir. Estarei sempre com a mão estendida para ser solidário na travessia de alguém. Feliz travessia para todos e todas! Seguimos juntos!

Antonio Lopes Cordeiro (Toni)
Estatístico e Pesquisador em Gestão Social

Um comentário:

  1. Se precisar de mim pra atravessar o rio ou o mar, estarei aqui. Sei que você também estará pronto pra ajudar!

    ResponderExcluir

Faça seu comentário sobre o Post