Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

O que virá após a travessia?


Imagem relacionada
Minha intensão era abrir o ano do Blog com uma conversa sobre o silêncio provocado. Algo que sempre me incomodou e que já se encontra pronta a partir de uma ampla pesquisa sobre o assunto, mas ao refletir cheguei à conclusão de que melhor mesmo é falar, cantar, gritar e dizer ao mundo o que meu coração sente. Quem sabe o eco da minha voz soe levemente como uma canção daquelas que se cantarola sempre e que não sai da nossa cabeça.

A partir desse contexto e buscando um complemento para o texto anterior, além de apostar sempre na minha disposição para continuar nadando nos rios da vida, cá estou para mais um ano cheio de esperanças e disposto a fazer grandes mudanças internas durante a viagem, no sentido de colher melhores resultados do que o ano que passou e recorrendo sempre à sabedoria para que eu possa aproveitar cada momento que virá como se fosse o único em minha vida.

Como você enxerga o ato de viver? O que é a travessia para você? Que sonhos te movem rumo ao por do sol? A consciência política nos faz enxergarmos o “ser” como valor absoluto versus o “ter”, como avaliação humana? Será?

Particularmente enxergo a vida e o ato de viver como uma viagem e suas travessias nos diversos rios da vida. Algo que não temos o menor controle sobre a duração da viagem, do que encontraremos pela frente, de quem vai nos acompanhar durante o percurso ou quem sabe de quem vai nos recepcionar na chegada. Uma verdadeira aposta. Há quem viva de fantasias e há quem procure uma fantasia para viver...

Se tivéssemos a capacidade de mudar o passado, eu teria algumas coisas para mudar, principalmente me lembrando do tempo de vida como eixo principal, mas como não temos esse privilégio, vou aprendendo com meus erros e agregando novos conhecimentos por onde passo e com quem se dispõe a caminhar comigo futuro afora.
]
Não podemos mudar nada do que já passou. São apenas memórias. Umas nos alegram outra nos põe a pensar, mas no caminho que está à nossa frente podemos controlar a rota, tirarmos belas fotos, nos enriquecer com a natureza e falarmos tudo o que se encontra em nossos corações. Podemos até sentir os pingos d’água em nossos rostos.

Ao fechar os olhos e mirar numa dessas viagens que tive o prazer de fazer, vejo à minha frente um imenso rio de águas límpidas nuns dias e turvas em outros, com pequenas ondas feitas por diversas embarcações que o desafiam todos os dias. Não consigo enxergar suas margens e uma sensação de infinito me vem à mente e me causa inquietação. Chegando mais perto vejo peixes em abundância, nadando em círculos, que é a promessa de alimento farto, pois aquele rio ainda não tem dono.

Aquelas cenas me levam a muitas reflexões e a partir delas muitas perguntas me vêm à cabeça, entre elas como pretendo chegar ao final da viagem? A travessia pode ser encarada de diversas formas. Algumas pessoas nem veem a vida passar, pois vieram ao mundo a passeio, outros e outras se angustiam por não saberem conduzir o barco e outros e outras parece não ligar se a viagem for interrompida a qualquer momento, pois colheram tudo que podiam e se encontram fartos e fartas do manjar dos deuses.

A travessia pode ser compreendida como o passar de mais um ano, mas também pode ser o início e o fim da própria vida. O importante é sempre lembrar que ao acordarmos amanhã, a travessia pode ter sido a passagem do dia de hoje para o de amanhã, onde novas portas se abrirão e o livro da vida estará sempre aberto para que possamos escrever mais um capítulo da nossa história. A minha história já tem algumas páginas escritas, mas quero muito mais... Boa escrita e boa travessia para todos e todas.

Vamos escrever uma parte das nossas histórias juntos?

Antonio Lopes Cordeiro (Toni)
Estatístico e Pesquisador em Gestão Social



6 comentários:

  1. Excelente texto.Gosto de viajar através dos livros e fotos de lugares que mexem com minha imaginação.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!havia tempo que não lia uma excelente dissertação.

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto, meu amigo Toni. Uma reflexão oportuna ao momento de virada de ciclo bem como da situação política que vivemos. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago
      Grato pela leitura e pelo comentário.
      Abraço Fraterno.

      Excluir
  4. Extrema sensibilidade Toni, realmente nos põe a refletir sobre a própria travessia e como a encaramos. Tarefa bastante complexa no contexto político atual.
    Sigamos em frente, a travessia é certa, o destino nos aguarda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nívea
      Obrigado pela leitura e comentário. De fato o blog podia ter um espaço de maior interação, para que pudéssemos trocar impressões sobre os assuntos que trago, mas agradeço muito quem usa esse espaço para dar sua interpretação e falar dos textos ou mesmo do blog.

      Excluir

Faça seu comentário sobre o Post