Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

O que existe além do Destino ou Acaso?

 

Destino e Acaso existem? Onde encontram morada? Qual será a importância de ambos para quem ainda acredita ou para quem não acredita mais no Amor? Sobreviverão ao tempo e ao vento?

Quem sabe que em mentes ferteis e em horinhas de descuido existam também as caminhadas pelas areias das praias da nossa imaginação ou numa estradinha deserta arborizada num final de tarde qualquer, que veio ao pensamento, aonde vamos desfiando nossas lembranças e experiências e tentando alinhar o que ainda vale a pena lembrar. O que não vale entregamos ao vento antes de ontem. 

Destino ou Acaso. Duas situações distintas e diferenciadas, que andam acompanhadas, ora da emoção e ora da razão, dependendo de que corações e mentes acolham. Um cenário não planejado ou tampouco programado, bastando um descuido do que nos rodeiam ou uma pura acontecência e o mapa futuro pode estar sendo desenhado.

Uma viagem ao mundo das emoções, vivendo o presente sem medo do amanhã, ou o que seremos nos próximos dez anos, pois dependemos da sorte para chegarmos lá. Uma busca a partir do que somos e do que ainda gostaríamos de ser. Porem, quem somos ou imaginamos ser?

Somos seres únicos sem cópias. Nascemos muitas vezes do amor, noutras por acidentes e em alguns casos nem nascemos. Crescemos nos sonhos. Brincamos de ser felizes quando criança e desejamos ser tudo quando crescer. Porém acabamos sendo o resultado das nossas escolhas e do “meio”, que vivemos. Nem sempre como sonhamos ser, mas com a possibilidade de ainda mexermos em nossa incompletude.

Buscamos liberdade nos corpos em busca do prazer, por acharmos que nos completam ou nos saciam, mas esquecemos de perguntar à vida por quanto tempo seremos só desejos. Brincamos de encontros casuais e acabamos produzindo fantasmas a outras vidas assustando voltar. Definimos como "família-margarina", quem se junta de forma convencional, sem ao menos avaliarmos que tipo de felicidade há. 

Às vezes brincamos de ignorar o amor ou fugimos dele. Noutras brincamos de achar que todo amor é igual e misuturamos tudo. Aí não sabemos mais o que é ou o que poderá ser. Muitas vezes nos perdemos nas ansiedades e passamos a impressão de sonharmos com velhos padrões de amar, quando na verdade o que sonhamos mesmo é de brincar de vivências, daquelas que se brinca todos os dias. 

Quase sempre julgamos só o verbo viver, quando devíamos julgar junto o verbo conviver em tempo presente sem medo do futuro, desde que não matemos o amanhã antes do tempo, que tanto pode ser só uma fantasia, como um conto de encontros e vidas em noites estreladas e dias de sol ou em todos os dias.

Somos vida que pulsa para quem nos leva diariamente em mente e coração ou apenas silêncio quando somos esquecid@s ou ignorad@s. Na essência da vida o que desejamos mesmo é sermos lembrad@s, notad@s, desejad@s e principalmente amad@s. Uma conjunção de verbos e predicados, com os sonhos de sermos sujeitos da história de vida de alguém e da nossa própria história de amor e de amar.

Basta uma pausa. Um pequeno notar. Um momento de puro estar e de nos permitir, que tudo pode acontecer. Destino ou Acaso não é algo para o dia seguinte e sim um desafio para os anos seguintes, ou mesmo para toda uma vida, desde que sejam regados todos os dias, até virarem flores nos jardins de almas amorosas que buscam companhia nas caminhadas diárias da vida. Que sejamos vidas que se somam a quem Alma conosco e que possamos ser o que corações e mentes juntos desejarem ser.

O que existe além do Destino e do Acaso? Uma vida pulsando os convidando a entrar...

Antonio Lopes Cordeiro (Toni)
Estatístico e Pesquisador em Gestão Social


4 comentários:

  1. muito bom ler isso em um momento em que sinto tanta desesperança. Mas ainda acredito que haja um acaso rodeando nossas vidas. Se assim não fosse, como explicar tantas vidas perdidas antes de serem vidas?

    ResponderExcluir
  2. Pois é minha amiga Rita. Há um acaso, quando o destino nao dá conta.
    São dessas coisinhas miudas que vivemos. Sonhos e fantasias nos ajudando a caminhar, sempre em frnte e sem olharmos para trás. Obrigado pela leitura e comentáro.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Não acredito no acaso ,acredito que neste mundo dialético é importante lutar sempre e através desta luta encontraremos uma resposta para nossas inquietude.Lutar Sempre,Nunca desistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe como dizia Mário Quintana, o Destino seja apenas o Acaso com mania de grandeza. O tempo dirá! Obrigado pela leitura e comentário.

      Excluir

Faça seu comentário sobre o Post