Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

domingo, 17 de março de 2019

Os pingos do passado nos convidando para um banho de chuva...

Meu propósito nos dias de hoje é escrever coisas leves, apesar do momento político, econômico e social do país não estar para brincadeiras, pois o país está tomado por zumbis neoliberais e fascistas, os direitos de cem anos de lutas sequestrados e o que é pior, com o aval de grande parte da população pobre. Minha contraposição a isso tem sido lutar com as armas e os sonhos que tenho, porém com a certeza de serem bem diferentes, das usadas na chacina de Suzano, executada por adoradores do Zumbi Maior. 

De que somos feitos? Como construímos nossos sentimentos? Como lidar com a saudade? É possível dialogarmos com as nossas incertezas?

Acredito sermos compostos, além da matéria, por atos e fatos, por momentos e sentimentos, mas principalmente por lembranças e saudades que nos fortalecem para a vida e fazem parte das nossas histórias. Resolvi tornar a saudade como o objeto principal do tema desse post, mirando num certo saudosismo necessário, mas com o propósito e o desafio de tocar os corações dos leitores e das leitoras que me acompanham no blog.

Quer saber o tamanho de uma saudade? Basta fechar os olhos e sentir o que ela provoca em seu coração. Uma sensação inexplicável começa a invadi-lo e de repente estamos há horas, dias, meses e até anos do cenário que a produziu. De saudade em saudade compomos a melodia da nossa existência e produzimos os sentimentos que nos fazem caminhar rumo à felicidade. Tem muitos momentos em nossas vidas que a saudade é a única companheira.

E por falar em saudade, que tal um banho de chuva, com direito ao cheiro de terra molhada? Tive o privilégio de viver várias vezes essa cena no meu passado e hoje de vez enquanto, volto lá no local daquela casinha, que hoje só restam os escombros e a visito em pensamentos, principalmente em dias nublados. Parte de mim ainda permanece lá, quem sabe sentado naquela pedra que ficava atrás de casa, onde distraído brinquei tantas vezes.

Era uma casinha simples, localizada na parte alta do sitio onde morava a família toda, pintada de branco, com um vasto quintal de terra e um jardim sempre florido e bem cuidado pela minha mãe, onde os beija-flores faziam a festa e quando chovia um cheiro de terra molhada invadia a casa. Um fogão à lenha e o trivial para se viver de forma modesta. Nossos banhos de chuva no quintal sempre terminavam com muitas brincadeiras. Esse é um daqueles momentos que faço questão de nunca esquecer e que me fazem entender que é na simplicidade que as melhores emoções se nutrem.

Morava eu, minha mãe, minha vó Isabel, que guardo as lembranças dos mimos que fazia para nos agradar e minha irmã, que ainda era um bebê e sem a presença do meu pai com suas idas e vindas para São Paulo, em busca de recursos financeiros. Não havia luz elétrica e nas noites eu e meu primo João brincávamos com as sombras produzidas pelos candeeiros, que sempre nos confundiam e ora usávamos elas pra brincar e ora tínhamos medo. Nessa época eu ainda não tinha descoberto como era tão bom brincar de pipas...

Certa vez quando criança caminhava só por uma estradinha que ligava a casa à vargem onde os bichos ficavam e onde estavam nossas cabras. Apesar de toda família morar em casas próximas uma das outras, era um completo silêncio, que chegava a dar medo pela vegetação fechada. Naquele momento a minha dúvida era saber se o meu pai, que tinha nos deixado para vir trabalhar em São Paulo, voltaria para nos buscar. Lembro que eu estava triste pela dúvida e chamava-o num lugar da estradinha que tinha eco, só para eu ouvir o retorno da minha voz, como uma busca de reafirmação ou mesmo de companhia.

Porque contar uma parte da minha história para vocês? Porque sei que como eu, milhares de pessoas deixaram parte de suas vidas para trás e se aventuraram em busca de uma vida melhor e hoje muitos ainda sofrem por isso, como meu pai, por exemplo, que quando partir dessa vida levará com ele a vontade de ter dado certo por aqui, mas com o direito de ter voltado para sua terra natal e isso jamais aconteceu.

Que os pingos do passado possam sempre refrescar as nossas mentes em busca de nossas origens, pois consiste numa parte fundamental na composição de nossas identidades, assim como nos encorajem para dialogar sempre com as nossas incertezas, que as vezes querem tomar nosso ser por completo.

Quando eu era criança sonhava com os brinquedos que via com as outras crianças e morria de inveja por não poder tê-los. Quando cresci descobri que para que toda criança possa ter determinados brinquedos, mesmo que sejam simples, precisamos antes mudar a sociedade.

Antonio Lopes Cordeiro (Toni)
Estatístico e Pesquisador em Gestão Pública Social

10 comentários:

  1. Fui transportada para Belo Jardim. E também para minha infância, diferente da sua pela localidade, já que sou filha da metrópole. Mas temos em comum o jardim, os banhos de chuva e a vida incertaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha amiga Rita
      Que bom que o texto lhe conduziu. Essa era a ideia.
      Grato pela leitura e pelo comentário.

      Excluir
  2. Muito legal ,Toni! Gostei muito! Sensível e emocionante. Estamos precisando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bella
      Que bom ouvir isso.
      Escrevo com o coração.
      Obrigado pela leitura e pelo comentário.

      Excluir
  3. Parabéns, me fez reviver alguns momentos que vivi com meus avós sentir o cheiro da terra molhada, as brincadeiras com a sombra da lamparina!!!! Saudades!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fagma
      Que bom. O objetivo era esse mesmo. OU seja, envolver que lesse.
      Grato pela leitura e pelo comentário.

      Excluir
  4. Parabéns,companheiro, pelo belo texto. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário sobre o Post