Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

domingo, 10 de março de 2019

Momentos que eu quero... Momentos que não quero!


Resultado de imagem para momentos frases
Uma cantiga ao dormir. Um mimo inesperado. Uma mão que afaga e um sorriso para afastar as tristezas. Momentos bons são isso! Algo que nutre os pensamentos e abre caminho para o coração. Só tolos não entendem. Todo inverso será enfrentado e combatido, em nome do futuro que ainda virá.

Foi-me sugerido e eu aceitei, escrever sobre um tema bem complexo. Sobre “momentos” da vida. Porém, falar do “momento”, de “momento” ou de um “momento”, que podem revelar situações e resultados bem diferentes, requer a meu ver, sutileza, concentração e principalmente sabedoria, no sentido de saber interpretá-los e tirar deles o melhor proveito possível, seja em que situação for.

Meu proposito nessa conversa é falar de bons momentos. Algo que nos fortalece para os enfrentamentos aos maus momentos, que às vezes a vida nos põe frente a frente. Já aconteceu com você do momento ser tão bom ou tão ruim que não se sabe nem por onde começar vivê-lo ou enfrentá-lo?

Como definir um momento? Que duração pode ter? Os momentos são frutos do destino ou do acaso? Dá para planejar ou se preparar para determinados momentos? É possível corrigir algo ocorrido num momento de infelicidade ou de pura bobeira? Podemos ter várias possíveis respostas ou interpretações e no meio disso tudo algumas dúvidas se digladiando com as certezas.

Momentos para mim são fragmentos da vida vividos em seu percurso. Vão acontecendo e todos acabam sendo marcantes em sua dimensão, seja de dor ou de alegria, de felicidade ou de tristeza, ou ainda simplesmente momentos.

Acostumamo-nos afirmar que a vida é feita de momentos. Creio que de fato seja. Porém, ao assumirmos como verdade, que bom seria se pudéssemos sempre nos preparar para todos os momentos que a vida nos oferece.

Alguns momentos pedem preparação e até planejamento, outros simplesmente acontecem. Vale lembrar que um momento pode ocorrer numa fração de segundo, mas seus efeitos podem durar por uma eternidade ou ainda ser o início de uma longa caminhada só ou em companhia de alguém que pode ter surgido do destino ou de um acaso metido a destino. Só o tempo para dizer!

Muitas coisas na vida são possíveis consertar ou corrigir. Basta para isso, ter uma oportunidade, humildade para reconhecer o erro e o aceite da outra parte.

Perguntaram-me: “Como está sua cabeça no momento”? Respondi que ela está onde o meu coração estiver. Uma complexa resposta, pois ao mesmo tempo em que pode revelar uma bela ilusão de ótica, pode também determinar uma trajetória futuro afora, desde que ninguém solte a mão de ninguém.

Nesse momento, estão em minha mente os ótimos momentos vividos nesse carnaval, marcados principalmente por um desfile inusitado numa escola de samba, que alguém de bom gosto na vida me proporcionou. Algo muito distante da minha realidade do dia a dia, porém de minha inclusão num mundo mágico do faz-de-conta para algumas pessoas ou de organização e participação para tantas outras. Foram momentos inesquecíveis e quem sabe a partir deles, outros bons momentos surgirão. Basta acreditar e fazer acontecer!

Vejam que interessante! O termo “momento” ou “momentos”, nesse caso, me permite transitar nos três tempos: passado, presente e futuro, sem a preocupação ou a necessidade de uma definição mais precisa do que foi, do que é e do que poderá ser. Apenas uma breve alusão para marcar o tempo em sua trajetória e guardar na mente o que vai ficar para sempre.

Momentos podem também fazer parte de um mundo irreal, pois existe um vácuo entre o mundo real e o imaginário que desenhamos em nossas mentes. No mundo real temos o que temos, no imaginário temos o que queríamos ter. Sou quem eu sou no mundo real, mas no imaginário posso ser quem eu quiser. Isso, loucura à parte, determina vários desafios na arte de viver. Podemos estar a cada momento num lugar ou num estágio de vida a se desenhar, basta para isso dar linha às pipas e guiá-las pelo horizonte afora rumo à imensidão.

Que nunca cessem para nós os bons momentos que afloram vida afora e normalmente eles ocorrem a partir da expectativa de que vida queremos ter. Falo daqueles momentos que mesmo a tempestade sendo intensa e temerosa, possa nos brindar em seu final com um belo arco-íris que nos inspire a imaginar, que o melhor de nossas vidas ainda está por vir. 

Se amar pode se revelar num momento e a paixão pode ser vários momentos ao mesmo tempo, o encontro pode ser um momento decisivo para se traçar, seja por qual emoção for, um roteiro para os dias vindouros. Para que isso ocorra, requer-se: vontade, determinação, cumplicidade, reciprocidade e compreensão para valorizar o que já valeu, com a certeza de que muito valerá.  
Antonio Lopes Cordeiro (Toni)
Estatístico e Pesquisador em Gestão Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário sobre o Post