Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

sexta-feira, 29 de março de 2019

A vida pode ser uma miragem para se apreciar ou um romance para se viver...


Uma das formas que gosto de me referir à vida, é como um eterno carrossel. Vamos girando às vezes meio sem destino e nem nos damos conta de que passamos pelo mesmo ponto da vida diversas vezes durante nossa existência. Falta-nos em muitas situações habilidade no trato com o que é essencial, em outras nos falta clareza para discernir o que nos faz bem, mas principalmente nos falta sabedoria para decifrar os inúmeros enigmas da vida. Quem sabe entender, por exemplo, que não há nada eterno, mas se for algo que nos faça vibrar de emoção, teríamos que preservar e cultivar como se a vida fosse acabar amanhã.

Há quem diga que viemos ao mundo a passeio e de fato uma grande parte da população vive exatamente dessa forma, como se estivesse apenas numa enorme aventura. As pessoas de posse econômica regando a vida com muita bebida, comidas finas e diversidades de lazer e uma grande parte da população as imitando, mesmo sem posse. Na contramão dessa história a população pobre e carente apenas sobrevivendo com enorme dificuldade.

Uma visão dos que estão no topo e no meio da pirâmide econômica e social e os que estão na linha de baixo na base da pirâmide. Enquanto uns esbanjam o que tem e outros fazem o mesmo ser nada ter para buscarem autoafirmação, a maioria do povo brasileiro luta a vida toda para se sustentar de pé. Como humanos deixamos muito a desejar, pois na maioria das situações o que prevalece é o prazer individual, quando a grande necessidade de sobrevivência digna é coletiva e aí eu pergunto qual é a sua? O que vieste fazer nessa vida?

Para uma parte da população gotas de orvalho nas caminhadas matutinas em momentos de lazer e para uma grande parte trovoada e tempestades. Justamente para aquela parte da população que ficou presa no tempo tentando se afirmar ou nada aconteceu como o planejado. O pior é que muitas dessas pessoas se culpam pelo que chamam de fracasso.

Porém, de que culpa e fracasso, estamos falando? Que mundo é esse que condena uma grande parte da população em detrimento de uma minoria abastada que esnoba competência, mesmo sem tê-la? Quanto tempo nos resta para mudar uma realidade que nos persegue? Em quem de fato podemos confiar se no fundo a luta pelo que chamam de poder confunde e iguala tudo? Por onde anda nossa esperança perdida na última tempestade, que praticamente perdemos tudo? São grandes perguntas que requerem grandes respostas, mas algumas delas jamais as teremos.

Outro dia me pus a observar a janela da vida e vi lentamente à vida passar. Olhei para trás e de repente me veio um medo enorme de não dar conta da gigantesca tarefa que me envolvi. Além disso, ouvi uma voz que me dizia: “Cuidado no futuro você vai estar só”. Busquei forças no infinito, olhei atentamente para quem me insultava e disse: “Não sabemos ao menos o que vai ocorrer conosco daqui há segundos, imagine saber o que vai acontecer num futuro distante, que é a nossa esperança de sobrevivência. Minha força vem de dentro e não a partir do que ocorre ao lado”! Por um ato de insubordinação pessoal aos diversos padrões que a vida estabelece e por teimosia constante, resolvi caminhar com quem comigo vier de coração.

Serei eu um iceberg como me disseram outro dia? Como serei lembrado quando completar minha existência? Que projeto de vida deixarei? Tem alguém que me conhece de fato? A única certeza que tenho na atualidade é a de que uma parte de mim é uma busca permanente nas ilusões abstratas da vida, mas a outra parte é pura convicção e é essa parte que produz todas as certezas que tenho e as que eu venha a ter.

Que sempre eu permaneça alinhado junto às pessoas que sonham e lutam por uma vida digna para a humanidade excluída do sistema e principalmente junto daquelas que jamais esconderão um sorriso sincero de prazer quando vir os morros descendo ao asfalto para retomarem o que lhes foram tirados à força pelas pessoas que ocupam a parte de cima da pirâmide. Eu estarei lá!

Sou o que a minha imaginação quiser e o que os meus sonhos alcançar. Sou luta. Sou vida. Sou certeza, mas também interrogação. Para alguém posso ser amor e para outras pessoas posso ser solidão. O canto que entoou hoje vem do meu ego ferido, mas também das promessas de novos momentos que apontam para o por do sol.

Sou a loucura que vaga nas mentes sonhadoras dos loucos e das loucas que sonham em conquistar o Olimpo e socializá-lo com quem estiver caminhando lado a lado conosco e de mãos dadas. Vem conosco!
Antonio Lopes Cordeiro (Toni)
Estatístico e Pesquisador em Gestão Pública Social

5 comentários:

  1. Isso mesmo Toni, totalmente de acordo com suas colocações.

    ResponderExcluir
  2. Talvez o melhor texto de Toni que tive a oportunidade de ler. Bem oportuno diante dos desafios que estamos enfrentando. Quero te dizer que: como louca darei a mão aos loucos e seremos uma multidão de força, coragem e amor!

    ResponderExcluir
  3. Que texto maravilhoso! Força ,energia e esperança é tudo que cabe em me depois dessa leitura. Gratidão Tony!

    ResponderExcluir
  4. Delícia de leitura
    Mto real..nos vemos neste texto
    Sensibilidade 😀

    ResponderExcluir
  5. Uauuuu Sr Cordeiro...
    Amei seu posicionamento
    "Minha força vem de dentro e não a partir do que ocorre ao lado"...
    Admirável força que esbanjas...
    Gratidão por suas palavras.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário sobre o Post