Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

domingo, 2 de fevereiro de 2020

Socorro! Meu Whatsapp foi clonado...


Imagem disponível em: https://canaltech.com.br/apps/saiba-se-seu-whatsapp-foi-clonado/


Diferente da maioria dos meus posts, que falam de vida, de comportamento humano, de relacionamentos, das contradições humanas e de amor pela vida, esse é para um alerta de algo assustador. Algo que nem imaginava existir.

Como já relatei em outros momentos, não gosto de dias nublados, principalmente quando chove ou faz frio e estou só, de escuridão em noite sem lua e estrelas e muito menos do silêncio forçado, pois tenho a sensação de abandono completo. Porém, vivo nesse momento uma experiência das mais inusitadas e cruéis ao mesmo tempo. Clonaram meu Whatsapp e estou me sentindo fora do mundo, como se estivesse na era das cavernas.

Tudo aconteceu de forma que nem podia suspeitar que se tratava de um golpe. Um amigo de muitos anos me manda uma mensagem pedindo um dinheiro emprestado até o dia seguinte. Como achei estranho disse logo que não tinha e aí ele me pede que faça um favor bem simples. “Estou com um probleminha no meu celular. Tem como você receber uma mensagem de SMS, printar e me mandar de volta?”. Disse claro que sim e foi exatamente o que fiz. Ao enviar o print meu Whatsapp bloqueou geral. Logo depois disso recebi uma mensagem de SMS pedindo para baixar o Whatsapp Business e com um novo código.

Liguei a seguir para o meu amigo e descobri que o Whatsapp dele tinha sido clonado e quem clonou estava usando a sua lista de contatos para continuar fazendo o que fizerem comigo e com ele. Um verdadeiro transtorno. Hoje é o terceiro dia fora do mundo. Sentindo-me alguém completamente abandonado. Porque a coisa é como um vírus e as pessoas ficam com medo até de atender seu telefonema. Algo que só quem passa por isso sabe o que acontece.

Aprendi que temos que tirar grandes lições de uma situação como essa. Primeiro fica claro o quanto estamos refém dessas novas tecnologias. Algo assustador. Conheço gente que consegue ficar um dia inteiro online e como se usa para as mais diversas finalidades, se brincar ficamos o dia todo mesmo e esquecemos da vida real. Segundo que a galera do mal todos os dias inventa uma nova forma de golpe, financeiro, assim como na política. Terceiro como estamos totalmente nas mãos do Google, que nos controlam, sejam pelos algorítimos, onde todas as nossas informações de vida são controladas por lá, ou por suas ferramentas, que cada dia ficamos mais dependentes delas.

O que fazer quando isso ocorre. Muitas informações distorcidas e desencontradas. Na real, temos que enviar uma mensagem por e-mail para o suporte do Whatsapp solicitando bloqueio da nossa conta. A partir daí só se pode usar o mesmo número para o Whatsapp depois de 30 dias. Depois comprar um novo chip de celular e começar a vida nesse novo número.

Aviso aos meus amigos e às minhas amigas: Sem pânico! É só não responder nenhuma mensagem de Whatsapp com o meu número que foi clonado, mas não precisa deletar tudo, pois seu Whatsapp e seu computador não estão bichados. Só o meu. Creio que o mais seguro foi fazer como eu fiz. Mandei um e-mail para: supportsupport.whatsapp.com solicitando bloqueio da conta.

Espero ter contribuído com as informações e espero também que não caiam como eu cai no conto do “amigo”. Daqui a pouco estaremos conectados novamente!

Antonio Lopes Cordeiro(Toni)
Estatístico e Pesquisador em Gestão Social

Um comentário:

  1. Toni, vou compartilhar nas redes sociais para todo mundo. Isso anda acontecendo demais

    ResponderExcluir

Faça seu comentário sobre o Post