Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

terça-feira, 14 de abril de 2020

ESSE JOGO DE XADREZ QUE É VIVER


          
          Tempos difíceis estamos vivendo, ou sobrevivendo, nossas relações estão em xeque, como num jogo de xadrez, onde cada jogador precisa reinventar novas formas de se relacionar. Particularmente sou uma pessoa intensa, preciso viver, sentir, estar e tenho medo de como será adiante. Tenho medo do frio, da distância, do desapego, da rotina, do desamor e tenho medo da morte, mas não da passagem, tenho medo da morte em vida, da indiferença, da falta de empatia, da solidão e do fim da nossa relação, porque é ela que me mantém viva.

         No meu ponto de vista, a comunicação corporal é o combustível da relação, o toque tem sua mensagem única, seja um aperto de mão; um olhar; um beijo: na mão, no rosto, na testa, na boca; um abraço; um cheiro; um cafuné, temos tantas formas de nos comunicar e de buscarmos calor no decorrer do dia-a-dia,   e não vivemos ou não devemos viver sem isso!

        Ser grata pelo simples e contemplar beleza no singular me proporciona viver, pois ter o privilégio destes detalhes aquece meu coração, os detalhes são essenciais nesta roda gigante chamada vida, e o essencial é que faz a vida valer a pena, não sabemos o que nos reserva mais adiante, o que nos resta é o agora.

         Esses dias li em uma rede social, que teve um momento da vida em que tínhamos pessoas e não tínhamos tempo, hoje temos tempo mas não temos as pessoas, que era uma ironia da vida. Não concordo que seja uma ironia da vida, penso que seja uma ironia da maneira que nós escolhemos viver e como na maioria das vezes, precisamos ser podados para dar valor a certas coisas.

         Por fim, acredito e espero que seja também, tempos de aprendizados, que possamos reaprender a socializar, a ter respeito na nossa relação com a natureza, que a solidariedade faça parte das nossas vidas não publicizadas e que a empatia e o amor ao próximo determine o que é viver em comunidade.

           São tempos de se reinventar, de não desacreditar, de imaginar e de plantar...     
     

Débora Machado
Psicóloga e Pesquisadora Científica


6 comentários:

  1. Muito bom!
    Parabéns pelo conteúdo...
    Precisamos mesmo é superar tudo isso logo, que as pessoas dêem valor ao afeto e ao próximo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora Machado15 abril, 2020

      Muito obrigada por compartilhar seu feedback, e que bom que fez sentido pra você. Também espero que em breve possamos manifestar afeto de todas as formas.

      Excluir
    2. Parabéns Débora nossa palavras sábias, amei muito 😘

      Excluir
    3. Débora Machado16 abril, 2020

      Obrigada por compartilhar sua experiência nesta leitura ������

      Excluir
  2. 🥰 isso mesmo é tempo de aprender e dar valor a coisas e atitudes que a muito tempo não valorizamos, como um simples abraço ou aperto de mão.tomara realmente que tudo isso passe logo 🙏amei!!!de vdd sábias palavras 🥰🥰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora Machado15 abril, 2020

      Obrigada por compartilhar seu sentimento e fico feliz que fez sentido pra você. Valorizar o simples da sentido a vida. Que seja tempo de aprendizado.

      Excluir

Faça seu comentário sobre o Post