Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

domingo, 5 de abril de 2020

Brincar de viver e viver de brincar...



A vida bem vivida é uma gostosa brincadeira de viver, que às vezes, por pura necessidade, somos obrigados a brincamos sós e nos lembramos com carinho como era bom quando alguém brincava conosco.

Algo assustador invadiu o planeta e de repente tudo que era pode não ser mais como antes. Tudo que se tinha está ficando escasso. Tudo que achávamos saber está em xeque e planos e projetos foram adiados. Porém, escondidos em nossas tocas para nos resguardar, temos a oportunidade de pararmos no tempo e reaprendermos pequenas lições que a falta de tempo levou.

Estamos em compasso de espera por um novo amanhã e ainda não sabemos quando virá. Continuamos ilhados em nossos quadrados, em nossos guetos, em nossas ilhas particulares, com nossa trupe das redes sociais e em busca de um ponto comum, que nos faça entender qual será o próximo passo, a próxima etapa ou a próxima noticia que possa nos alegrar. Fomos forçados a vivermos experiências inéditas e buscamos energia na fé para seguir em frente.

Descobrimos diante de tantas perdas humanas que somos muito pouco diante de apenas um sopro que separa a vida de outra dimensão. Nossos velhos caprichos para as nossas escolhas e prioridades, aquele ar de tudo saber com superioridade e tantos outros trejeitos que nos atentam já não podem existir. O que existe agora é que olhar temos para a vida, o que enxergamos à nossa frente e que direção tomar que valorize quem nos escolheu para viver.

Existe no ar, além do vírus e de tantas ameaças invisíveis, um feixe de luz que ilumina nossas vidas e que só é possível ser visto, quando relaxamos, fechamos os olhos e nos permitimos ver e ouvir com o coração. Um verdadeiro desafio para os dias atuais de coisas tão técnicas, de tantas banalidades e de tanta facilidade para o bem e para o mal. Jogamos com o tempo, o tempo que imaginávamos não ter e hoje nos sobra tempo para além da nossa imaginação.

Que nesse momento exaltemos e agradecemos o ar que respiramos e que falta para tanta gente, o cheiro, o gosto, o paladar o tato e todas as formas de nos sentirmos vivos, pois a vida é bela e vamos vive-la enquanto ela estiver conosco. Um diário exercício de aprender, crescer e mudar.

Agradecer como um ato sublime que nos eleve à humildade, que nos possibilite um encontro com o nosso interior e quem sabe sonharmos com o que se passa além do horizonte da nossa visão, onde todos os sentimentos estão guardados para ou desaparecerem por falta de cuidados ou serem nutridos todos os dias para que quando estivermos quase nos afogando no nosso dia a dia, sem tempo para mais nada, possamos recorrer a esse estágio maior e sentirmos que só o amor é capaz de completar a nossa existência.

Diante do perigo que nos ronda descobrimos sem querer ser tempo de gratidão. Tempo de busca interior. Tempo de nos refazermos. Tempo de esperança e de esperançar. Tempo de agradecer tudo que chega com carinho e amor, desde uma pequena frase, uma mensagem de paz, uma música que nos toque alma e tudo que vier sem muito esforço, que alguém, que mesmo também vivendo momentos difíceis nunca nos esquecerá.

É tempo de criação de novas atitudes e de novas formas de ver a vida. É tempo de amor e de amar. Tempo de brincar de tempo e quem sabe de convocar todos os nossos personagens que encarnamos no nosso dia a dia para enfrentarmos com coragem o que estamos a viver e convidá-los para brincarmos juntos e dançarmos ciranda pelo dia que passou. Viva o hoje e viva principalmente o amanhã que ainda virá.

Antonio Lopes Cordeiro (Toni)
Estatístico e pesquisador em Gestão Social

2 comentários:

  1. Viver e brincar é um direito e ao mesmo tempo um dever, de todos nós. Uma forma de vivenciarmos experiências da vida e tirarmos proveito disso. A vida é pra ser vivida com todas as implicações reais, ilusões, sonhos, buscas e tentativas. A vida é um dom divino à ser explorado!

    ResponderExcluir

Faça seu comentário sobre o Post