Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

sexta-feira, 15 de maio de 2020

A disputa e a manutenção de pequenos poderes

O que é o poder? Para que serve o poder? O poder transforma as pessoas? Você conhece alguém que era normal e depois que recebeu alguma parcela de poder se transformou noutra pessoa irreconhecível? Conheço várias delas...

Ao iniciar essa conversa de um assunto tão difuso como esse, vale antes perguntar de que poder estamos falando, pois existe uma longa estrada que separa o poder sobre o povo, aquele que se manifesta de cima para baixo desrespeitando direitos e impondo condições e o poder popular que atua de forma coletiva de baixo para cima na cobrança de seus direitos e por cidadania.

O poder se oculta e cresce nas entrelinhas da aceitação da submissão e nas diversas disputas de interesses em todas as instâncias, que em muitos casos se apodera da vaidade de algumas pessoas e as revelam em outros seres que repousavam em paz envoltos em mitos. De um lado a Matrix e quem se alia a ela e de outro os pequenos poderes pulverizados nas instituições, organizações das mais variadas correntes de pensamentos e ideologias.

Paulo Freire nos coloca algo para se pensar. Há um processo ideológico em curso nas escolas, ao se passar para o aluno a ideia de que ele não sabe nada e é a escola que vai lhe trazer o conhecimento necessário, desconhecendo e desrespeitando o saber que cada aluno ou aluna carrega dentro de si.

O interessante é perceber que isso ocorre também na hierarquia e na escala de valores existentes nas organizações, principalmente nas organizações políticas e suas divisões internas de poder. A base da estrutura só fica sabendo o que se discutiu nas reuniões de comando, uma pequena parte do conteúdo e o que for permitido se saber, para que não se atrapalhe o processo de disputas internas, muitas vezes para onde cada setor quer levar a sociedade. É uma reprodução natural do modelo da estrutura de poder existente no sistema,

Entender as diversas formas de poder é uma complexa discussão, tanto de ordem política-ideológica, como principalmente de ordem cultural.

Como entender, por exemplo, que uma grande parte da própria militância política ainda acredita que o PT e seus aliados chegaram ao poder quando governavam o país e aí vem um questionamento necessário, pois se isso é verdade, como se permitiu pacificamente o golpe contra a Presidenta Dilma ou que o Presidente Lula fosse preso e só solto por ordem da própria justiça fraudulenta do golpe e da prisão? Algo a se pensar, pois tudo ainda está em curso. É certo afirmar que os governos são instâncias de poder, mas segundo Karl Marx, é o poder econômico quem determina as ações num país capitalista.

Essa discussão está na ordem do dia, visto principalmente que o país só se movimenta de fato nos processos eleitorais que são legítimos para quem defende a democracia como instância superior, mesmo um setor defendendo a democracia representativa que se encontra podre e a vanguarda de enfrentamento defendendo a democracia participativa ou direta, mas não é tudo para quem defende uma mudança radical da sociedade.

Para entender isso teríamos que resgatar uma conversa com Paulo Freire em 1989 e discutirmos em detalhe o que ele chamava da Teoria do Carrossel, onde as estruturas se formam sem hierarquias e sim a partir do projeto central.

O importante mesmo é não se deixar encantar por qualquer forma de poder, porque o poder é como um saquinho de algodão doce colorido, ou ainda porque ele pode sim destruir um sonho, mas por certo também destruirá a história de vida de quem age dessa forma, porque quem está abaixo um dia acorda e enxerga que só se muda com os enfrentamentos de toda ordem.


Antonio Lopes Cordeiro (Toni)
Estatístico e Pesquisador em Gestão Social

10 comentários:

  1. KKKKKKKKKKKKKK rachei de rir pq eu e vc conhecemos alguns que se transformaram ao receberem uma PARCELA ÍNFIMA do poder. Como a via é pública, num convém citar os dados pessoais. Mas é hilária a influência do poder sobre os desavisados de esquerda. pq aos de direita, tudo é permitido. Julgamos que a esquerda seria melhor... (sábio é ficar por aqui).

    ResponderExcluir
  2. Grande camarada e irmão. Sabemos de cor e salteado essa prosa. Eu esqueci de avisa a essa pessoa, como avisou aquela outra, que om poder é um saquinho de algodão doce.... kkkkkkk Mas sempre é tempo...

    ResponderExcluir
  3. Amigo, entendo isso muito. Me desespero em ver pessoas que acham que tem que ser assim. Eu chamo de pessoas com síndrome de senzala. O sinhô é bom. Vamos obedecer e dar respaldo ao sinhô. Só assim seremos feitores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha amiga. Principalmente no setor público está cheio de gente assim. Uma tremenda contradição. Obrigado pela leituta.
      Abraço

      Excluir
  4. É fato o que você escreveu. Vejo pessoas que por ter alguma voz de mando sobre os demais já se sentem superiores e empoderados. É esquecer de onde veio, desrespeitar as raízes e muitas vezes pisar na cabeça do outro. Coisas feias de se dizer, mas é uma realidade. Mas nem tudo está perdido, porque sei que existem pessoas dignas e equilibradas que respeitam o outro. Quanto à estrutura de poder, com as informações e decisões centralizadas em um pequeno grupo, acho que precisamos de muita evolução espiritual para chegar a outro patamar civilizatório. Informação é poder. Hoje li um artigo e se o Toni me permite, deixo o link aqui, que dá uma ampla visão de como a articulação do golpe contrs Dilma, o desmonte das empreiteiras, a prisão do Lula, tudo isso faz parte de um projeto internacional do capital estrangeiro para dominação e exploração do Brasil. Estamos num momento de desunião, desinformação e uma agressiva escalada da direita fascista e violenta. Me pergunto, como reverter? Não acho a resposta. O link que vou deixar faz uma análise global e mostra como a grande mídia faz de conta que é contrária à política facista, mas que no fundo estão todos do mesmo lado: o poderoso capital internacional.

    https://cinegnose.blogspot.com/2020/05/da-montanha-sai-um-rato-falha-no-jn-o.html?m=1&fbclid=IwAR2KikmdQuRhNneIgfcc52nIcTR94XeKmcv5DGdqm-0eh1fcXzUXNMnvav8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga Raquel. Vivemos num mundo onde as contradições aparecem onde menos esperamos. A sociedade anda embrutecida e quem sabe esse seja o momento de profunda reflexão, para a construção de um mundo melhor. Obrigado pela leitura e comnetário.

      Excluir
  5. Análise lúcida e segura, de quem, embora tenha coração de poeta, não deixa de manter os pés no chão.Teu caminho de poeta, Toni, fortalece a visão combativa de quem está alerta a tudo o que possa ser contra a ética e os Direitos Humanos.

    ResponderExcluir
  6. Olá Maria José. Seus comentários sempre me deixam entusiasmados em continuar escrevendo, embora eu seja apenas alguém que elegeu a escrita como minha maior terapia. Obrigado pelo carinho dos comentário e principalmente pela leitura. Grato

    ResponderExcluir
  7. Este é meu amigo e inspirador para a vida, Toni Cordeiro, fonte de palavras e textos que nos fazem refletir com direção e rumo ao combate de idéias amadurecidas em fatos misturados com poesia que torna os fatos atuais menos amargos... Abração amigão, saudades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que não consegui identificar quem escreveu, mas por certo é uma alma generosa e amiga que já transitou comigo pelas veredas da vida. Salve!
      Se for possível se identifique na resposta, pois assim terei a oportunidade de personalizar a resposta. Grande abraço.

      Excluir

Faça seu comentário sobre o Post