Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Uma viagem ao universo das nossas utopias...

Utopia e distopia. Conceito e exemplos - Estudo Prático

Onde procuramos a luz que ilumina nossos caminhos? Quando nos perdemos de nós mesmos onde nos procurar? Onde queremos chegar? Que utopias nos movem?

Em tempos de pandemia parece que todas as carências se juntam para nos por em ebulição e testar de uma só vez coração, mente e espírito, quem sabe para que não paralisemos no tempo. Uma forma de testar nossos limites, paciência e fé. A partir dessa realidade a maior tarefa consiste em criar formas diversas de passar o tempo e com conotação muito diferente de quem está só ou em companhia de alguém.

Qual é a primeira imagem que te vens à cabeça quando fechas os olhos e permites olhar para o infinito em busca de respostas para a vida? Consegues visualizar os possíveis caminhos que se abrem a partir da tua imaginação? Estás no presente mirando o futuro ou teu passado te aprisiona e não consegues caminhar?

Caso fizéssemos uma pesquisa distribuída por idade, sexo, religião e comportamento político por certo se teria um cenário muito variado com as respostas, pois essas imagens refletem a forma de ser, de amar e de ver o mundo a partir de um prisma particular composto pelas diversas culturas e conhecimentos, sonhos e utopias, onde o cartesiano e o abstrato se digladiam querendo provar quem tem mais autenticidade. A emoção ou a razão? O destino ou o acaso? O cérebro ou o coração? O amor comprometido ou o prazer sem compromisso? Enfim, várias abstrações poderiam revelar que humanidade temos e onde nos situamos a partir das nossas emoções.

Esse é um exercício que se fizermos nos permitirá sairmos do embrutecimento que a vida moderna nos levou, nos individualizando em suas tecnologias, mesmo dialogando com o mundo e voltemos ao ponto central onde residem nossas emoções e onde a vida nos levou com todas suas variáveis, onde as crenças, as heranças culturais, o acúmulo de experiências e principalmente a sabedoria, juntas moldam nossa forma de ser, pensar e agir. Somos o ontem que fomos, o hoje que vivemos e o que nos permitimos ser, mas amanhã, se preciso for, nasceremos novamente para entendermos passo a passo a vida que virá.

Muitos e muitas dirão que diante de tantas atividades online, onde se cria um mundo particular e paralelo que requer sempre respostas imediatas, não dispõem de tempo para algo tão trivial ou dirão ainda que os tempos são outros e que numa sociedade de resultados competitivos onde os interesses de toda ordem falam mais alto, parar para uma viagem interior é perca de tempo e desperdício de energia. Grande parte da humanidade está tecnologicamente presa na bolha do tempo que ela mesma criou.

Às vezes nos encontramos tão confiantes naquilo que imaginamos ser ou ter, que quando o trem da vida faz uma curva, nos provocando um desequilíbrio momentâneo, pois a força física nos leva para onde o corpo inclina, nesse exato momento e por um instante descobrimos que nada somos em definitivo ou o que temos ficará em terra quando partirmos para outra dimensão. Ai então descobrimos a importância do medo, quando o corpo balança, a mente visualiza os perigos e quando o coração pulsa mais forte. Quem sabe precisemos do caos para descobrir que somos humanos, que precisamos de ajudas frequentes e que não nos bastamos por si só. Eis portanto, uma grande revelação.

Como bem me disse Paulo Freire naquela conversa de 1989 que mudou minha vida em vários sentidos, vivemos de sonhos possíveis ou não, mas a única coisa que faz com que esses sonhos não morram, é uma utopia que os alimentem e nos mostrem como a vida é bela quando acreditamos ser possível e nos comprometemos com a nossa maior missão que é servir por uma causa coletiva. A minha será sempre lutar junto com sonhadores e sonhadoras por uma sociedade justa, fraterna e igual para todas as pessoas do bem e que vieram ao mundo também para uma missão, pois hoje tenho claro que se torna praticamente Impossível viver e conviver com pessoas do mal.

Que nossas utopias nos façam caminhar com prazer e possamos nos encontrar nos sonhos possíveis de cada um e uma de nós para comemorarmos a vida e a vitória.

Antonio Lopes Cordeiro (Toni)
Estatístico e Pesquisador em Gestão Social

2 comentários:

  1. Sinto minha existência ameaçada, como a de muita gente. Estamos acuados esperando algo que não acontece de fato, mas que paira no ar. E nesse momento não tenho forças pra ser resistência. Precisamos mais que exame de consciência.precisamos fortificante

    ResponderExcluir
  2. Olá minha cara amiga Rita. é uma fase. É um momento inesperado. É algo que nunca experimentamos em temos passados. Porém o que nos fortalece é sabermos que ainda podemos respirar, quando milhares de pessoas estão indo embora por falta de ar. Estamos juntos, mesmo de longe sonhando juntos para logo passar. Grande abraço.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário sobre o Post