Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

terça-feira, 2 de maio de 2023

Viva a Classe Trabalhadora!

 

Hoje 1º de maio é o dia da classe trabalhadora. A classe de pessoas que tudo produzem e sem as quais quase nada no mundo existiria, pois tudo que nos rodeia vem do trabalho humano. Sem trabalho não há vida. 

A classe trabalhadora sofre exploração, mas é vitoriosa, porque enfrenta sempre qualquer situação de tormento e segue driblando os problemas que são colocados no caminho. Como disse o Papa Francisco, este sistema é insuportável. Só o fato de vivermos em um sistema que não foi feito para nós já é uma vitória. Este sistema é insuportável e nos últimos anos tem mostrado essas suas maldades insuportáveis: 

RACISMO, VIOLÊNCIA POLICIAL COM IMPUNIDADE, DISSEMINAÇÃO DE VIOLÊNCIA PELAS REDES SOCIAIS, AGRESSÃO A CRIANÇAS NAS ESCOLAS, POPULAÇÃO DE RUA, ATAQUES À DEFENSORES/AS DOS DIREITOS HUMANOS. EXTERMÍNIO DOS POVOS INDÍGENAS E DOS QUILOMBOLAS, POBREZA E FOME, COVID 19 E RESSURGIMENTO DE DOENÇAS, FALTA DE MORADIAS, DESMATAMENTO SEM MEDIDA, DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, ATENTADOS CONTRA AS PESSOAS LGBTQIA+, VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES E MENINAS...

É preciso mesmo muita força para enfrentar este sistema com tantas atrocidades. São muitas coisas ruins, mas ainda assim, a esperança ressurge. A classe trabalhadora continua viva, de pé e mostra seu poder:

Mostra que é Povo que resiste e alcança conquistas em centenas de organizações, movimentos sociais e populares, sindicais e eclesiais, locais e internacionais e que conquista direitos, leis, estatutos, assentamentos, políticas públicas... e que mesmo passando por percalços, repressões e violências, vai driblando tudo isto e construindo a sociedade justa, com a força das lutas:

GREVES COMO FORMA DE RESISTÊNCIA EM VÁRIOS PAÍSES, GREVES DE VÁRIAS CATEGORIAS NO BRASIL, ORGANIZAÇÕES MUNDIAIS DE TRABALHADORES RURAIS E URBANAS, MOVIMENTOS E FRENTES DE VÁRIAS FORMAS DE LUTA: associações populares, grupos de jovens, movimentos de moradia, lutas pela terra, Grupos de luta pela salvação do meio ambiente.

NOVAS FORMAS DE RELAÇÕES DE TRABALHO: Economia de Francisco e Clara, economia solidária, agricultura familiar com produção de alimentos orgânicos.

Por isso, temos esperança. Nossa esperança vem da fé e da certeza de que o Reino de Deus é presente, porque deste Reino já vemos estes sinais.  E ainda contamos com a Presença e atitudes do Papa Francisco e de outras lideranças que pregam a justiça e a paz e que apóiam as lutas da classe trabalhadora.

A classe trabalhadora é que constrói o mundo novo
Mundo justo, mundo farto, do jeito que merecemos
Sigamos: está em nós, a solução. História na mente, mão na mão
Sigamos: cabeça nos sonhos e pés firmes no chão
Força, Companheiros e companheiras! Somos irmãs, somos irmãos!

Deus trabalhou até o sétimo dia. Criou, abençoou e até descansou
A classe operária em seu dia a dia. Continua com fé, o que Deus começou!

Antônia Carrara (Toninha)
É mãe de duas filhas. 
Jornalista e professora aposentada. 
Escritora e compositora popular. Atua na Pastoral Operária desde os anos 1980.
É trabalhadora voluntária junto aos grupos de economia solidária.


3 comentários:

  1. O texto da companheira Toninha é um Slave à Classe trabalhadora, trazendo as inquietudes da atualidade e o quanto perdemos em organização nos últimos tempo.
    Obrigado por divulgar no Blog. Seja bem vinda para os próximos.

    ResponderExcluir
  2. Antonia Carrara (Toninha)02 maio, 2023

    Obrigada, amigo Toni. Uma honra ter meu texto publicado . Você encanta com seus textos tão necessários à mudança da sociedade, uma vez qye a arte é instrumento potente para essa necessária mudanca. Sigamos com luta e arte!

    ResponderExcluir
  3. Muitissimo grato por ter voce no nosso blog, que ja cumpre essa missão com outros sonhadores e sonhadoras.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário sobre o Post