Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

O que é mesmo a classe média?

Quero começar dizendo que é uma turma que, apesar de pobres ao se comparar com os ricos e ricas, se acham ricos e ricas, se pautando por imitá-los em várias situações e recorrendo a esdruxula meritocracia, para afirmar que o que são agora são por méritos próprios, como se a vida e as oportunidades fossem iguais para todos e todas num país de desiguais.
São racistas, homo fóbicos e homo fóbicas e discriminam: índios, pretos e pretas, além das pessoas pobres, entre tantas outras. Não é atoa que a extrema maioria da tal classe média votou em Bolsonaro, como se fosse seu justiceiro e podia se livrar de qualquer espécie que estivesse atrapalhando em seu caminho. Vivem em pequenos negócios e mesmo assim odeiam sindicatos, gente da esquerda e qualquer política pública que não seja pautada por seus representantes. Como Lula falou: Como falar em Reforma Agrária, se foram eleitos 300 latifundiários e apenas 2 sem-terra...
Segundo a filósofa reconhecida em várias partes do mundo e professora Marilena Chauí, a classe média é uma abominação política porque é fascista. É uma abominação ética porque é violenta e uma abominação cognitiva porque é ignorante. Ainda segundo Chauí, só existem duas classes no capitalismo, a burguesia e o proletariado/classe trabalhadora. Para ela a classe média não teria função econômica e sim ideológica.
A mesma classe média que vibrou quando Dilma sofreu o golpe e quando Lula foi preso, hoje se põe como um setor necessitado do olhar do governo federal sob a égide de Lula. Uma verdadeira farsa, pois estão aptos e aptas às críticas, indignados e indignadas por Lula está no governo. O chamam de “nine”, pelo fato dele ter um dedo a menos, ignorante, bêbado, ladrão e presidiário.
Creio que a classe média nem é classe, no sentido antropológico da situação, pois odeiam política e políticos e nunca vi eles e elas organizados para uma situação qualquer, a não ser no apoio ao impeachment da Dilma, ao genocida e para o golpe que estava em curso.
Por fim, como respeitar um setor que sempre votou na direita e na extrema direita, que defende a redução da maioridade penal e pena de morte como solução da violência?
Creio que o governo federal de Lula, como governa para todos e todas, com foco bem definido pelo social, vai acabar pelo resultado, também beneficiando esse setor, pois os pobres estão comendo mais, viajando mais e vivendo melhor e maioria do que consome é vinda da classe média. A mesma classe que odeia o MST e ama o Agro, embora quem forneceu milhares de marmitex para os desabrigados do sul foi o MST e o Agro virou as costas, sem contar que 80% do que consumimos vem do pequeno agricultor e não do Agro que exporta praticamente tudo.
Enfim, o que mesmo é essa tal de classe média?
Antonio Lopes Cordeiro (Toni)
Estatístico, Escritor e Pesquisador em Gestão Social


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário sobre o Post