Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

O que a derrota do Brasil na Copa do Mundo tem a ver com a falta de água no Sistema Cantareira?


Aos nossos olhos, um assunto como esse nada tem a ver uma coisa com a outra, porém para a velha mídia, para os membros do Partido da Imprensa Golpista (PIG), para aquela mídia que pertence a seis famílias abastadas, caso o Governador de São Paulo fosse do Partido dos Trabalhadores, teria sim, tudo a ver. 

Simplesmente iriam dizer na CBN, na TV Globo e Bandeirantes, em seus jornalecos direitosos e em suas revistas apócrifas, que o PT teria boicotado a chuva, através de um pacto com São Pedro e não tinha construído ao longo de vinte anos, nenhuma alternativa que assegurasse água para a população. Portanto seriam os únicos responsáveis. Como quem está no poder paulista há vinte anos é o PSDB, seus eternos candidatos, nada dizem ou se dizem, minimizam o máximo que puderem.

O cenário é o seguinte: Chega a ser profundamente lamentável observar como uma parcela da população brasileira é reacionária, direitosa, racista, homofóbica, machista e, sobretudo, a mentora intelectual do separatismo entre ricos e pobres.

Fica na verdade putíssima (desculpem o termo chulo), com as cotas raciais e de renda; com o trabalho com carteira assinada; com o valor do Salário Mínimo; com as casas do Minha Casa Minha Vida para os de baixa renda, que nesse caso, além da insatisfação em ver os pobres tendo suas casas próprias, várias empreiteiras ainda buscam pessoas pobres e impõem trabalho escravo; com o controle da economia; com tantas Escolas Técnicas e Universidades sendo construídas, com os Médicos do Programa Mais Médicos; com o fato do Brasil não depender dos EUA e do FMI e tantas outras coisas afirmativas e inclusivas, porém, o que eles ficam mais possessos é com o fato do PT estar no comando da Nação por três governos.

Dizem eles: Como um Partido com origem na classe trabalhadora, onde seu primeiro e segundo Presidentes foi um trabalhador semianalfabeto e uma mulher como a primeira Presidenta do País, governa, está bem avaliado, apesar dos urubus e com chance de ficar mais 12 anos no controle? Sim, porque depois de Dilma vem Lula de novo. Isso faz com que os reacionários, a elite racista e os raivosos de plantão, percam o sono e principalmente até o rumo de casa.

No fundo a birra deles é que o Brasil de hoje não se curva ao deus mercado e sim cria regras de convivência, privilegiando os trabalhadores.

Para quem precisa que se desenhem as coisas, vamos a alguns conceitos:

Reacionário: Que ou aquele que defende princípios ultraconservadores, contrários à evolução política, ou social. (Dicionário Aurélio)

Direitoso: Termo que se origina na concepção da Revolução Francesa, que nas assembleias, durante o debate sobre a Constituição, os deputados ligados à aristocracia e aos defensores da monarquia constitucional, bem como os membros da alta burguesia, sentavam-se à direita do plenário. Esse grupo ficou conhecido na França como os girondinos, em decorrência de serem provenientes principalmente da província de Gironda. Os girondinos, ou a Direita, defendiam que o processo revolucionário fosse interrompido, garantindo apenas as conquistas alcançadas até o momento, como a elaboração de uma Constituição e o voto censitário, destinado apenas aos ricos. O objetivo principal era consolidar as conquistas burguesas e evitar a radicalização da revolução.

Paulo Henrique Amorim, em seu site Conversa Afiada, escreveu um belíssimo texto denominado: Perfil de um reacionário. Você conhece algum? (http://www.conversaafiada.com.br/pig/2012/03/23/perfil-de-um-reacionario-voce-conhece-algum/).

O texto começa com a seguinte citação: O reacionário é, antes de tudo, um fraco. Um fraco que conserva ideias como quem coleciona tampinhas de refrigerante ou maços de cigarro tudo o que consegue juntar, mas só têm utilidade para ele. Nasce e cresce em extremos: ou da falta de atenção ou do excesso de cuidados. E vive com a certeza de que o mundo fora da bolha onde lacrou seu refúgio é um mundo de perigos, pronto para tirar dele o que acumulou em suposta dignidade.

Voltando ao futebol, acredito que o time do Brasil perdeu para ele mesmo, tanto pela teoria burocrata de seu técnico, pela falta de um goleador aguerrido e também pela pressão psicológica da mídia conservadora, que antes da seleção queria mesmo era que a Copa fosse um fracasso para jogar nas costas da Presidenta Dilma e com isso tentar virar o jogo das eleições.

Sobre a falta d´água do Sistema Cantareira, fica evidente que o PSDB, nas figuras de Covas, Serra e principalmente Alckmin, se preocupou apenas em propagandas para vender o “nada” e se esqueceram do óbvio que era criar uma alternativa para evitar esse vexame em cima da hora. Não quero nem falar nos 12 bilhões de reais de propinas, já estimados no escândalo do propinoduto do metrô e dos trens paulistas, que só foi descoberto devido à denúncia da Siemens. 

Na verdade, a maioria da sociedade brasileira vive um grande conflito. Por um lado acha injusto o voto obrigatório, que também acho, votando em pretensos representantes, sem ao menos conhecê-los, por falta de participação e por outro fica refém da mídia das seis famílias, que representa o quarto poder, vendendo a imagem de que todo político é ladrão e política é uma coisa ruim, com o claro intuito de afastar a população do mundo da política, voltando para aquela alusão antiga de que política, religião nem futebol se discutem.

Enquanto o povo não descobrir que começo, meio e fim das questões políticas está em suas mãos, onde a participação ativa nas decisões políticas, que é um direito, poderia limpar do mundo do poder, tanto aqueles que usam o povo para se auto beneficiarem, como principalmente aqueles que tratam a população como “garrafinhas” a serem negociadas no processo eleitoral.

Garrafinhas do Brasil uni-vos. Quem nos trata como “garrafinhas” não nos representam.

Antonio Lopes Cordeiro (Toni)
Pesquisador em Gestão Pública e Social
Coordenador do Programa de Capacitação Continuada
em Gestão Pública da Fundação Perseu Abramo
toni.cordeiro1608@gmail.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário sobre o Post