Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

O que se busca enfim no amanhã que tanto sonhamos?

 

Estamos no limiar de mais um novo ano e com ele sempre vem um balanço do que não fomos capazes de realizarmos no ano que finda e logo vem os sonhos com várias situações novas e desejadas para o ano que se inicia. Uma viagem anual entre o mundo real e a doce ilusão de que a vida faça uma curva nos rios da vida e ancore justamente onde nossos pensamentos ousaram passar.

Apesar de todas as incertezas que nos vem à mente, pois não temos o controle da vida, vivemos na construção e expectativas de como será o nosso amanhã. Fazemos planos, convidamos alguém para ouvir uma música juntos e caminhar conosco e também achamos que podemos ir muito além do que já fomos. Um cenário sempre próspero, carregado de boas memorias e de esperança de uma vida melhor.

Se fôssemos desenhar o que sonhamos nesse momento, quem sabe o Hoje seria a linha do horizonte e o Amanhã o próximo passo ao rompermos a imensidão de nossas emoções, rumo às realizações que a mente gera e o coração alimenta.

Descobrimos ao longo da vida que podemos ser lenda para a história, momentos de amor para algumas pessoas e a vida que se soma a alguém em casos muito particulares e raros. Somos o tudo e o nada diante das expectativas alheias e muitas vezes passamos por situações que só o coração pode explicar. A única certeza que temos é que o hoje e o agora existem e isso nos faz acreditarmos que o amanhã está logo ali na dimensão da nossa imaginação e quando ele chegar voltaremos a ser crianças novamente e brincaremos de felicidade como num banho de chuva.

Para os seres que transitam na vida em curso individual, o amanhã não existe. Somente o hoje, assim como o amor como desenhamos um dia, que vai sendo substituído apenas por momentos. Ora por prazeres momentâneos e ora por algum prazer duradouro, porém para quem vive de emoções e sente o coração pulsar, consegue enxergar o amor até num voo solitário de um pássaro em busca de um pouso seguro. Quem sabe a grande missão humana seja buscar o amor além dos desejos temporários, como uma eterna magia que altera todo metabolismo e nos faz acreditarmos que o melhor ainda está por vir.

Às vezes necessito emudecer e sair de cena como uma condição humana necessária de sobrevivência emocional e de busca de equilíbrio. Depois eu me refaço e sigo na caminhada em busca de me fazer presente. Uma coisa é certa. Só temos mesmo o que de fato conseguimos conquistar. No mais vou me alimentando dos meus sonhos e buscando energia nas minhas utopias visando o amanhã. 

Há evidências de que buscamos para o nosso amanhã reconhecimento em termos de vida, resultados do que plantamos, resiliência e um caminho florido para o coração. Afinal morremos todas as vezes que somos ignorados e ganhamos mais um tempo de vida quando fazemos a diferença na vida de alguém ou sentimos que chegamos e ancoramos em seu coração. 

Na dúvida plantemos flores, mesmo sem a certeza de que poderão compor o nosso jardim. Ontem eu plantei Trevo de Quatro Folhas e algumas Orquídeas para que nos momentos de solidão e carências da vida, possam elas me fazer companhia. Normalmente as plantas reagem de acordo com a nossa presença e carinho na vida delas. 

Que vocês encontrem e plantem lindas flores nos caminhos que trilharão em 2021, apenas com o cuidado de regar todos os dias, adubar a terra e oferecer uma dose de carinho diária, como o amor necessita para criar raiz.

Antonio Lopes Cordeiro (Toni)
Estatístico e Pesquisador em Gestão Social

 


2 comentários:

Faça seu comentário sobre o Post