Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Diante de uma nova caminhada como cuidar das flores que plantamos?

 

Depois de um processo eleitoral que mostrou a verdadeira cara do Brasil atual, vimos o povo votante optar pelos partidos do Centrão, um monstro que serve ao sistema e que se move a partir de suas necessidades e interesses; uma parte sonhar junto com os representantes da esquerda nacional numa grande onda e uma grande parte anular ou se abster, fiquei pensando o que escrever para juntar sonhos e decepções e fazer disso uma razão para continuar na luta.

Aliado a tudo isso a notícia que a pandemia voltou com tudo, como se já tivesse ido embora e não maquiada para que as eleições pudessem acontecer, além das baladas em noites a fio com muita bebida que não houve interrupção.

Há um bom tempo li no Livro “O mundo secreto das plantas”, que elas se comunicam conosco a partir das nossas reações de carinho ou desprezo. Agem e reagem à nossa forma de tratá-las e respondem a nossa interação. Quem não cuida com carinho do seu jardim do que cuidará bem? Se bem observado há certa simetria entre o comportamento das plantas e de algumas pessoas que convivemos ou que formamos nosso campo de ação.

Nós dos sonhos das lutas concretas, por certo nos sentimos mais pobres em termos dos sonhos presentes e do que enxergamos como perda para a população que se deixou manipular e a preocupação com a pobre democracia que anda por um fio. Porém, aprendemos nos desafios do dia a dia a nos reinventar e assim seguimos em frente, porém com a necessidade eminente de uma profunda reflexão para identificarmos para quem perdemos e como perdemos. Muitas coisas novas nos encantaram e vivemos de plantar nos campos da luta, tendo a convicção que um dia essas flores abrirão para a vida.

Ao fazer uma busca humanista nesse momento de incertezas, me pego pensando que para algumas pessoas somos apenas momentos, que duram muito pouco e ficam quase nada, mas para outras somos flores plantadas com cuidado no jardim da alma e que brotamos quando tudo parecia uma longa seca. Para essas, o exercício da vida nos ensina que quanto mais cuidarmos da relação, mais seremos brotos de esperança e de um novo olhar. Um toque suave de amor e é nesse momento que acontece o nosso crescimento interior.

A pergunta que me vem à cabeça ao escrever um post como esse é o que seremos no ano que se aproxima? A impressão é que nunca mais seremos os mesmos e as mesmas diante de um ano que abalou a humanidade, levou antes do tempo milhares de pessoas e ameaça levar muito mais. Apesar de tudo isso há quem nem acredite nos riscos, quem se venda por um voto e quem agrida por prazer ou ainda acredite que depois de um copo e outro rumo à embriaguez a vida se refaz. Será que avançamos rumo ao total embrutecimento da humanidade? O que nos resta fazer?

Continuarmos a sonhar com uma sociedade de iguais. Avançarmos na reflexão. Investirmos no jardim que plantamos. Ouvirmos mais que falarmos e ajeitar o terreno, pois um dia ele será apenas uma história de vida de quem por aqui passou e ainda passará. Não podemos mover o passado, mas podemos ser construtores e construtoras de sonhos coletivos feitos a várias mãos.

Somos na essência o que as nossas escolhas nos tornaram. Somos o ontem, o hoje e se vida tivermos podemos ser muito mais, até nos tornarmos a alegria em cores de quem de forma desavisada tropeçou no acaso e deu de cara com o destino. O grande desafio da vida é entendermos que somos o tudo ou o nada aos olhos de quem nos observa com alguma forma de sentimento.

Que a vida que virá nos sirva de boas energias para avançarmos rumo às vitórias contidas em nossas utopias e alimentadas por nossos sonhos.

Antonio Lopes Cordeiro (Toni)
Estatístico e Pesquisador em Gestão Social


6 comentários:

  1. Precisamos cuidar do nosso jardim. Não quero mais flores pisoteadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha caríssima amiga Rita. Precisamos sim. Cuidar do jardim que levamos a vida toda a plantar. A vida segue e nossos sonhos também. Uma hra nos encontraremos para celebrar o resultado de tudo isso. Grande abraço

      Excluir
  2. Parabéns pela maravilha no cuidado com as palavras. Seremos flores!

    ResponderExcluir
  3. Meu caro amigo Leo, que faz tempo que não nos vimos, grato você pela leitura e pelo carinho. Viver é isso. Plantar e ter o sabor de colher as amizades sinceras como a nossa. Obrigado pela leitura e pelo comentário. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Um verdadeiro banho na nossa alma e que leveza de pensar 👏👏👏

    ResponderExcluir

Faça seu comentário sobre o Post