Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

sexta-feira, 21 de abril de 2023

Um pequeno giro pela política brasileira...

 

É verdade que existe no Brasil uma verdadeira overdose de partidos políticos. São 31 no total, onde a maioria deles são apenas legendas para negócios eleitorais. Normalmente com donos que compram e vendem partidos como se fossem mercadorias numa prateleira. Apenas poucos partidos mantém o rito de seguirem uma linha ideológica.

Por outro lado, quando não existem partidos é porque o país vive uma ditadura, como já vimos no passado. Aliás o Brasil teve em sua história várias ditaduras e golpes. Em regras gerais, a democracia representativa é ou seria feita para que o sistema eleitoral sobreviva, apesar de viver na UTI pelo descaso e pela falta de politização da população.

No âmbito do processo eleitoral há uma prática intencional, que a meu ver destrói o mundo da política e acaba intervindo diariamente nas decisões mais sérias para todos os setores da sociedade, onde quem perde mais e se torna enganado é justamente quem diz odiar a política e os políticos. Trabalhadores votando no patrão. Ou seja, odeiam algo que nem mesmo sabem caracterizar o que seja por pura ignorância política.

Ignora-se totalmente o legislativo, que é quem faz as leis. Uma prática construída pelo sistema e pela imprensa golpista pregando a desinformação que todos e todas roubam, por isso se vota em qualquer um e uma. Vota-se pela boniteza, porque o pastor mandou, porque fez muitas coisas no passado, enfim, vota-se pelo rótulo e não pelo conteúdo, que seria ver de que lado essa pessoa existe e que projeto ela defende que possa melhorar a qualidade de vida da população, principalmente a que mais precisa.

O que vemos no momento é o retrato fiel desse processo. Um Congresso composto em sua maioria por pessoas ricas, grandes empresários, pastores, militares e até pessoas com passagens pela polícia. Um desastre para a mediação da pobreza e dos conflitos.

Como resultados recentes vimos um golpe militar sangrento que durou 21 anos, Dilma sofrer um golpe articulado por seu vice, Lula ser preso para não ganhar a eleição e um genocida escroto ser eleito, que matou muita gente por descaso. O que estava por trás dessa história? Entre tantas maldades como exterminar os índios e outras, uma reforma trabalhista que tirou praticamente todos os direitos da classe trabalhadora.

Não é atoa que essa galera do mal implantou as escolas militarizadas, sem partido e de quebra votaram para tirar as matérias que fazem o povo pensar. É na escuridão da ignorância política que o fascismo nasce, cresce e toma o juízo de quem não ler.

Qual o remédio para esse mal? Leitura constante, participação política e formação. São ingredientes simples que entram pela mente e vai direto ao coração para os enfrentamentos necessários na construção de um outro mundo e outro tipo de vida.

Antonio Lopes Cordeiro (Toni)
Estatístico e Pesquisador em Gestão Social

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário sobre o Post