Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Como se homenageia uma estrela?


Ao olhar no céu e ver milhares de pontos de luz a brilhar, me vem à cabeça num primeiro momento, a escuridão vivida no sítio onde nascemos. Uma mistura de medo, com a contemplação de um céu estrelado com uma lua que desafiava a imensidão do universo e clareava o chão para que pudéssemos caminhar com alguma segurança. Num segundo momento, me vem à certeza que um ser de luz que acabou de partir se tornou uma estrela a nos iluminar.

Por um instante o céu escureceu, se abriu e parou para recebê-la. Era chegado o momento da separação do corpo físico para o inicio de uma nova vida espiritual, onde nada se vê, mas se sente a sua presença por todos os cantos por onde passou. A partir daí até a natureza molhou o chão como uma forma de despedida. Sua partida aconteceu do jeito que sempre quis. Em casa, antes de seu companheiro José e com um clima de paz na família. 

Como entender um ser que nunca reclamou na nossa frente da dura realidade que encontramos em nossa caminhada de vida, nem de uma pequena dor quando sabíamos que poderia estar doendo até a alma?  Ah esqueci! Estrela não reclama apenas brilha e ilumina o caminho de muita gente.

Como homenagear uma estrela? Quem sabe dizendo em alto e bom tom: obrigado por tudo que fez por nós. Obrigado por todos os momentos de cuidados com o filho e com a filha, com as netas, bisnetos, sobrinhos e sobrinhas, genro, nora, amigos e amigas e todas as pessoas que a procurava como um porto seguro. Somos muito gratos pela companhia, pelos ensinamentos e por cuidar de nós.

Quis o destino que o palco da despedida da família mais próxima ocorresse no Dia de Natal, em comemoração ao seu 92º aniversário, onde além do primeiro pedaço de bolo ser destinado ao José, e um brinde com Champanhe, notava-se sua felicidade e gratidão por aquele momento. Registros em fotos e vídeo que servirão para a vida, como exemplo e para matar a saudade.

Lembra-se Nazaré do dia que tivesse que intervir numa montaria e de repente nascia o amor? Pois é. Dia 5 de abril próximo vocês completariam 70 anos dessa gostosa brincadeira. Maria e José completariam sete décadas juntos. Uma vida de muita luta, de idas e vindas, mas repleta de momentos felizes.

Que seu nome seja lembrado como um exemplo de resignação, respeito, carinho e muito amor por todos e todas que conviveram consigo.

Maria Nazaré dormiu para a vida e depois se foi, mas está vivinha numa constelação iluminando nossos dias e noites que virão pela frente.

Obrigado pela existência e por nos iluminar Maria Nazaré de Araújo Cordeiro

Antonio Lopes Cordeiro(Toni)
Estatístico e Pesquisador em Gestão Social








9 comentários:

  1. Profunda, reflexiva, memorial e devida homenagem. Mães são importantes em nossas vidas... e quando nos deixam? Fica ali um vazio no fundo da alma. Nunca será preenchido, há não ser pela saudade e lembrança.. cada vez mais distante. Que bom que temos a fé e a esperança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu irmão. Obrigado pelas palavras. A esperança e a fé. Algo que nos move e nos faz caminhar rumo ao amanhã. Grande abraço.

      Excluir
  2. Linda homenagem amigo, que sua estrela encontre a minha que vive por lá, e que juntas possam estar brilhando na eternidade.

    ResponderExcluir
  3. Amigo. Me fez lembrar minha mãe. Minha estrela, que ainda me faz tanta falta, mas se faz presente em cada pequena coisa. Elas brilham.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha amiga Rita. Estrelas não morrem, apenas mudam de lugar...
      Abraço

      Excluir
  4. As palavras que brotam da alma são sempre mais lindas. Linda e merecida homenagem.As mães não morrem, viram estrelas.

    ResponderExcluir
  5. Linda mensagem de amor.
    O que vem d'alma é puro.
    Que ela descanse.

    ResponderExcluir
  6. O céu ainda mais iluminado.
    Que assim seja com todos os nossos entes queridos que nos deixam tanta saudades.
    A memória vive em nossos corações.

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo Toni, linda homenagem por aquela que sempre te amou, cuidou, ensinou a ser essa pessoa cheio de luz e caráter. Onde quer que ela esteja, certamente está inspirando voce nessa breve passagem pelo mundo terreno.....

    ResponderExcluir

Faça seu comentário sobre o Post