Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

De onde nascem a discriminação e o preconceito?

Imagem disponível em: 
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/954/a-manipulacao-social-do-preconceito-e-da-discriminacao

Vivemos dias impensáveis com uma pandemia que continua matando devido ao abandono dos governantes a uma população que já se acostumou com o vírus e continua sua rotina profissional por necessidade e social e de lazer por opção. Uma sociedade em crise de identidade, afetada pelo ódio de classe e político, separada pelo econômico, confinada nas igrejas e doente pelo vício das drogas, bebidas e também pelo vício das redes sociais, que segrega pessoas e invade o universo de muita gente do acordar até na hora de dormir.

Ninguém nasce com preconceito ou com ideia de superioridade. São comportamentos construídos socialmente a se começar pelo núcleo familiar, que indicam uma postura política-ideológica de dominação, principalmente de uma supremacia branca que se impõe através do econômico e constrói o processo separatista ainda presente claramente nos dias de hoje. Porém o pensamento burguês ultrapassa as fronteiras e os limites e se individualiza.

Perdi a conta de quantas vezes eu sofri discriminação e preconceito devido a minha origem nordestina, meu físico ou meu estado econômico-financeiro, ou ainda fui ignorado. Ainda hoje passo por situações inconvenientes, quem sabe pela idade, questão econômica ou ainda por outras questões que desconheço. Algo que sempre me tira o chão quando ocorre. 

Como descrever uma situação dessas? Ouvi um relato de uma pessoa que nos dá uma impressão de como isso chega ao nosso ser: “Sinto um frio que invade a alma e me faz sentir um verdadeiro “puxadinho” da minha existência”. “Algo prestes a cair diante de alguma tempestade da vida”. Podo-me no lugar da pessoa me passou um filme pela cabeça de tantas coisas que já passei nessa direção.

O que nos resgata nessas horas é a nossa história de vida aliada aos amigos e amigas que nos encoraja e nos faz caminhar, além da consciência política que nos faz enfrentar a situação se necessário for, custe o que custar. Porém é um sentimento que se aloja dentro de nós e alguns ficam para sempre como um alerta dos diversos "cantos das sereias".

Do ponto de vista filosófico, o preconceito é um problema ético de grande relevância, pois além de criar vários problemas, invade a individualidade alheia, além de ser um desvio ideológico ou uma posição ideológica. Algo presente em larga escala no campo da extrema direita e da direita, mas infelizmente também de alguma forma, em menor proporção, no campo da esquerda. Afinal é uma manifestação de poder.

Bobbio afirma que o preconceito se constitui de uma opinião errônea (ou de um conjunto de opiniões) que é aceita passivamente, sem passar pelo crivo do raciocínio, da razão. Ele chama a atenção para a diferenciação do preconceito individual e do coletivo, quando um grupo social apresenta um juízo de valor negativo sobre outro grupo social, onde a tendência é sua ampliação.

Negros e negras, pessoas homo afetivas, pessoas pobres, nordestinos e nordestinas e índios e índias são as pessoas mais afetadas em termos de preconceito e discriminação, porém normalmente quem tem recursos financeiros discrimina quem não tem a se começar pelas diversas formas de ostentação.

Há uma gigantesca pedra no caminho da paz na convivência com situações como essas e no sentido de removê-la recorro à história de todas as pessoas que deram suas vidas na luta por uma sociedade onde não haja preconceitos ou qualquer forma de discriminação, além de me juntar a quem continua na luta, em posição, ora de defesa e ora de ataque, porém o importante é que eu nunca me sinta superior a ninguém, pois ninguém é Senhor de ninguém, como bem afirmou o Capitão Lamarca na carta aos filhos..

Às vezes a única coisa que nos resta é poetizar a situação. Olhar o dia chegar e acompanhar sua trajetória até o por do sol e esperar que a vida nos faça sermos luzes em caminhos onde a treva predomina. Eu sou luz e você?

Antonio Lopes Cordeiro (Toni)
Estatístico e Pesquisador em Gestão Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário sobre o Post