Mensagem

Faça seu comentário no link abaixo da matéria publicada.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Quem perdeu entregue e quem ganhou assuma: lições da gestão pública

 

Todos os janeiros pós-eleições municipais nos 5.570 municípios do país ocorrem os mesmos fenômenos recorrentes: o apontamento dos erros da gestão passada pelo grupo vencedor e o grupo perdedor desqualificando, do ponto de vista técnico, a composição política exitosa. Isso ocorre até quando dá continuidade de governos. Apontar o erro do passado é uma necessidade dos que chegam. Porque chegam com a premissa do mito fundador da política, que é a mudança. Todos os políticos de todos os partidos prometem mudança nas campanhas. Até os que vão para reeleição prometem alteração na gestão. Até aí tudo quase bem. Normal. 

O problema se agrava quando quem ganha não assume e quem perdeu parece não querer entregar. E, saliento e oriento: quem perdeu não tem mais o que perder. Mas, quem ganhou tem.

Quem ganhou, ganhou para trabalhar. Para consertar os erros. Para apontar o que estava de errado também, judicializar se for o caso, mas, antes de tudo apontar e implementar as soluções. Não ganhou para reclamar.

Uma das novidades deste 2021 é o uso exagerado do WhatsApp, por onde passarão as fotos de carcaças de veículos, de estradas esburacadas , áudios de salários atrasados, de rombo nas contas etc.

Vencedores, esqueçam os grupos. Vocês (me digiro a todos os municípios brasileiros) não ganharam para reclamar. Ganharam para consertar o que tiver de errado. Não se limitem a somente apontar os erros e nem usem deste instrumento como desculpas para não fazer. Gestar é diferente de ganhar e a cadeira do poder tem brasa. Queima muito e passa rápido.

Ter um planejamento estratégico a partir do Programa de Governo registrado no Cartório Eleitoral, que se torna, doravante em Plano de Governo é a tarefa primária da gestão. (Plano Plurianual não é um Planejamento Estratégico de Governo) Construção do que se elé conhecido como os 100 dias rosweltiano (avaliação da gestão nos primeiros 100 dias), composição de uma equipe de trabalho e capacitá-la para a função a ser exercida é primordial. Capacitar sim. E capacitar todos. Inclusive o gestor eleito. Na grande maioria dos municípios brasileiros não se usa a capacitação e o planejamento como elemento necessário para a gestão. Erram por isso e pagam num período de 4 anos somente. E paga-se caro, geralmente. O que acha que sabe tudo é o que menos sabe. Quem ganha a eleição é o político,  não o gestor. O gestor precisa de se capacitar e de capacitar a sua equipe para a condução de uma gestão qualificada. Quem perdeu vai apostar no desgaste. E está correto. Quem ganhou tem de apostar no êxito. Mas, fazer o mesmo de sempre e querer resultados diferentes é uma contradição existencial e política.

Eu já tive nos dois lados. Do lado que ganhou e do que perdeu. Sei o quão é difícil. Difícil para quem perdeu e tem de ajustar as vidas, inclusive dos seus. Mas, o lado do vencedor é muito mais difícil. É desafiador.

Às vezes quem ganha não tem entre os seus políticos pessoas com capacidade técnica para a assunção dos cargos. Eu digo: “coloque os políticos e capacitem”. Os que não desejarem se capacitar para a gestão, infelizmente na cabe ou deva caber na gestão. Estou falando desde o menos relevante  ao mais importante cargo. Todos os cargos na gestão são cargos políticos. Não há nenhum cargo técnico.

É preciso de ter metas, objetivos entendidos, método de trabalho, metodologia de avaliação constante e aferição dos resultados, pelo menos trimestral. Fazer diferente é investir no erro. E, se valer dos grupos de WhatsApp para reclamar que a gestão passada deixou um buraco não é somente equivocado. É desastroso. Especialmente em seus resultados políticos-administrativos. A população não está interessada neste assunto do que ficou. Está querendo quem resolva os seus problemas. Para isso elegeu esta gestão.

Quatro anos passa rápido para se perder tempo reclamando e não apontar soluções. É preciso agir. É preciso qualificar a gestão. A gestão precisa de apresentar resultados. O gestor precisa alcançar estes resultados. A política e o político vivem disso.

Jocivaldo dos Anjos
Salvador - BA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário sobre o Post